Maçonaria: Tudo o que você sempre quis saber mas não tinha a quem perguntar


Durante as campanhas presidenciais de 2018, um atentado contra o então candidato Jair Bolsonaro, causou perplexidade: um homem chamado Adélio Bispo de Oliveira foi preso em flagrante portando uma faca. A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar a tentativa de assassinato, e descobriu que nas redes sociais, Adélio acusava Bolsonaro de "nazista e falso cristão", afirmando que "metade dos assassinatos ocorridos no Brasil estavam diretamente ligados a um sistema satânico chamado maçonaria"!


Essa foi uma das muitas acusações absurdas atribuídas à Ordem Maçônica, mas ao longo dos séculos, o imaginário coletivo foi alimentado por uma coleção de invencionices que a colocou no centro de várias especulações. Várias delas coloriram com tintas fortes as narrativas que a descreviam como "uma ordem conspiradora e onipresente" sempre envolvida com os principais acontecimentos históricos. 

Graças ao caráter sigiloso da Ordem, seus símbolos e códigos indecifráveis, esse mito conspirativo ganhou força no século XIX e ainda hoje, em pleno século XXI, desperta desconfianças. Essa "desconfiança", talvez, seja explicada pelo fato de que tudo o que se esconde é sempre interpretado como uma expressão da maldade e transgressão. Quer um exemplo? Mude-se para uma vila ou condomínio e passe a levar uma vida discreta: logo, logo seus vizinhos passarão a criar um milhão de suposições sobre seu comportamento estranho e pouco tradicional. Não é assim que tudo funciona na sociedade?   


Para piorar, autores como Dan Brown, teve a proeza de misturar nos seus livros mais populares - O CÓDIGO DA VINCI e O SÍMBOLO PERDIDO - histórias reais, lendas e mitos de vários tempos. Misturou tudo num saco, sacudiu e fez fortuna. Mas admito que é quase impossível escrever sobre a Maçonaria sem alimentar fantasias roliúdianas. Algumas histórias renderam filmes de aventuras e grande bilheteria; outros bem pouco. Mas juro, que eu tentarei ser direto, sem maniqueísmos. A interpretação de alguns fatos exige que alguns mitos sejam desconstruídos para serem compreendidos em sua dimensão histórica. 

Nesse artigo, responderei as dúvidas mais comuns sobre a Maçonaria que você sempre quis saber, mas não sabia a quem perguntar. A partir dessa matéria apresentarei outros sobre essa Ordem secular - inclusive sobre os Illuminatis - outro assunto polêmico que muitos adorariam perguntar e saber.


O QUE É MAÇONARIA?
Maçonnerie, em francês, significa alvenaria. Por derivação, maçon significa pedreiro, aquele que trabalha com alvenaria. Apesar de serem conhecidos como "pedreiros livres", os Maçons não encontram na Maçonaria ensinamentos sobre a arte da construção - como faziam os maçons operativos da Idade Média. As ferramentas mais comuns que eram usadas nos canteiros medievais, como o maço, cinzel, nível, prumo, compasso e a régua, têm um significado simbólico na Maçonaria.

QUAL O OBJETIVO DA MAÇONARIA?
O objetivo da Maçonaria é permitir que o homem "construa" a si mesmo nos planos Intelectual, Moral e Espiritual. O próprio Avental de uso maçônico possui o significado de lembrar que uma das funções do "pedreiro" é "construir e edificar uma sociedade melhor".


QUANDO A MAÇONARIA FOI FUNDADA?
A fundação é tida como 1717, quando a Grande Loja de Londres foi criada. Esse evento é o marco das Grandes Lojas governando outras Lojas. Entretanto, a falta de documentos e registros confiáveis dificultam encontrar a origem da Maçonaria. Alguns estudiosos acreditam que a Ordem teve início em tempos mais remotos na Mesopotâmia; outros, no Egito.


O QUE SIGNIFICA O TERMO LOJA MAÇÔNICA?
Uma loja maçônica é uma congregação de pessoas e não se refere apenas ao nome de um prédio. A origem do vocábulo possui várias interpretações, dependendo de cada país ou cultura. A mais comum, lodge, em inglês, significa "local ou espaço onde os operários guardavam as ferramentas de trabalho" (oficina). A partir dessa definição, percebemos que tudo o que se refere à ordem possui um viés único: um canteiro de uma obra em construção.

SE O OBJETIVO É CONSTRUIR UMA SOCIEDADE PERFEITA, POR QUE A MAÇONARIA É UMA SOCIEDADE SECRETA?
Diferente do que se diz a Maçonaria não é uma sociedade secreta. Na verdade, a Maçonaria é discreta. Ela obedece o velho provérbio de que tudo o que se faz filantropicamente não precisa ser alardeado. Um maçom é livre para dizer para quem ele quiser que é um maçom e construir uma sociedade melhor, acessível e justa. Um Maçom pode usar joias, anéis ou adesivar o seu automóvel com os símbolos maçônicos. O que ele não pode revelar são os segredos da ordem.


Os Maçons não costumam se identificar publicamente. O verdadeiro Maçom é super discreto, não usa símbolos externos, ou qualquer outro sinal que possa identificá-lo no dia a dia. Seu comportamento é apenas identificado pelos outros Iniciados ou por aqueles que percebem algo diferenciado

O verdadeiro Maçom é aquele que age nos bastidores, trabalha sem querer aparecer e consegue transformar - de alguma forma - a vida político-social.


A MAÇONARIA ACREDITA EM DEUS?
Sim; a única coisa que é exigida de todos os seus membros é a crença em Deus ou acreditar numa Força Superior e Criadora do Universo - o que os "pedreiros" chamam de Grande Arquiteto, o responsável pela criação de tudo o que vemos, ouvimos e sentimos. É importante frisar que, independente da crença de cada iniciado Maçom - seja ele católico, judeu, muçulmano, espírita, umbandista, protestante - a Maçonaria pratica a universalidade religiosa.

A Maçonaria é uma organização fraternal que tem como princípio básico a prática do Respeito mútuo. Suas reuniões reforçam o caráter e o desenvolvimento Moral. E a garantia dessa convivência fraternal é conseguida pela proibição de discussões político-partidárias ou religiosas, haja vista que tais assuntos têm dividido os homens ao longo da História.


QUANTOS MAÇONS EXISTEM ATUALMENTE NO MUNDO?
Acredita-se que seja atualmente composta aproximadamente de 3,6 milhões membros, sendo que 1,5 milhão nos Estados Unidos; 250 mil, na Inglaterra; 170 mil, no Brasil; e 1,6 milhões no restante do mundo.

A MAÇONARIA POSSUI RITOS OU PRÁTICAS RITUALÍSTICAS?
Sim; a Maçonaria possui ritos e ritualísticas. Mas nenhum deles, por sua vez, podem ser resumidos a verbetes de um dicionário para serem compreendidos. Tudo o que é lido ou exibido em vídeos e  documentários na internet são pistas de reflexão. O verdadeiro significado de tudo é exclusivamente pessoal. Não adianta tentar descobrir o segredo da Maçonaria. O segredo é revelado no Coração e certamente jamais será descoberto por aqueles que adentram a Ordem apenas por curiosidade. É a partir dessa revelação que o Iniciado consegue explorar o que significa Ser Maçom. Não existe mistério: esse é o Segredo! O "segredo" é descoberto aos poucos - sozinho ou participando das sessões.


A evolução de um maçom é organizada em etapas ou Graus. Cada Grau corresponde a um conjunto de símbolos. Existem mais de 90 diferentes originados dos ofícios ligados à construção civil: malhos, cinzéis, compassos, esquadros, aventais e luvas, níveis, fios de prumo, trolhas, réguas, cordas, etc.

Há ainda elementos do Velho Testamento e da tradição da construção das antigas catedrais. O Terceiro Grau, por exemplo, põe em cena Hiram, construtor do primeiro templo de Jerusalém no século XI a.C, o Templo de Salomão.


PARA QUE TANTOS SÍMBOLOS MISTERIOSOS E MÁGICOS?
As imagens não contêm mistérios nem magia: elas são utilizadas simplesmente para "fazer a mente trabalhar" (olha aqui novamente a metáfora do trabalho operativo!). Nada é sagrado tampouco há culto de adoração a qualquer um dos elementos citados. Você jamais verá um Irmão se prosternar diante do que quer que seja.

Cada um deve se apropriar dos signos maçônicos, procurar em sua vida o que eles representam e meditar. Assim, o Esquadro, símbolo da retidão, provoca reflexão sobre o que se pode construir com probidade. Os elementos simbólicos são utilizados para designar os conceitos complexos de modo simples. Bem simples. Muito simples.


Aqui, entramos no mundo do imaginário, no qual a razão desaparece. A esse respeito, os maçons costumam dizer que não sabem nem ler nem escrever, pois as coisas do imaginário não se prestam à linguagem escrita ou falada. Eles reabilitam o pensamento simbólico e o colocam no mesmo plano que o pensamento racional. Isso requer um aprendizado lento e rigoroso. Talvez por isso a Maçonaria resista incólume, apesar de tantas bobagens que circulam na internet. Crônicas e fábulas ajudam a compreender a filosofia maçônica. A história que postei sobre o jovem que ganhava seu sustento quebrando pedras e vivia reclamando do destino é uma delas. Leia e você entenderá que o "segredo maçônico" é muito óbvio. Tudo é uma questão do ponto de vista de quem enxerga maldade nas coisas que desconhece.


POR QUE A MAÇONARIA NÃO ACEITA AS MULHERES?
Essa é a pergunta mais frequente: por que as mulheres não são iniciadas na Maçonaria? A resposta diz respeito à Tradição. Como em sua origem a Maçonaria era uma associação de construtores braçais as mulheres ficaram automaticamente excluídas desse contexto. Mas, o papel da mulher tem funções importantes dentro e fora da Maçonaria: é a ela, no papel de Cunhada (esposa de maçom) que realiza encontros e trabalhos filantrópicos. Além disso, um homem casado ou que viva em união estável não pode ingressar na Maçonaria sem o consentimento da companheira.
 

Apesar de alguns países, como Brasil e Estados Unidos, não permitirem a iniciação de mulheres, na Europa elas são aceitas sem nenhum problema. Essas Lojas são conhecidas como Mistas.

SE A MAÇONARIA ACREDITA EM DEUS E É VOLTADA PARA A CONSTRUÇÃO MORAL, POR QUE É ASSOCIADA AO SATANISMO?
Contrariando o que o tal Adélio (aquele sujeito que atingiu Bolsonaro com uma faca), a Maçonaria não é um "sistema satânico"Apesar de inspirar a Escuridão, as Trevas e a Maldade na cabeça dessas pessoas, a Maçonaria Universal pratica a religiosidade e a espiritualidade ensinando a distinguir uma da outra.

Como esse tema é vasto e instigante, continuarei a escrever sobre ele. No próximo artigo falarei sobre famoso intelectual antissemita que distorceu, propagou e satanizou a imagem da Maçonaria no Brasil.


Priom
Sobre o Autor
Meu nome é Priom. Apesar de trilhar há anos a Senda da Espiritualidade, permaneço em processo constante de conhecimento sobre mim mesmo, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilho aqui conteúdos apurados sobre Numerologia, Astrologia, Espiritualidade e religião. Saiba mais sobre mim e o blog aqui.

CONVERSATION

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário!