Por que desejamos "saúde" a alguém que espirra?


É comum desejar a proteção de Deus a quem acabou de espirrar. No Brasil, quando alguém espirra, é comum ouvir alguém dizer educadamente "Saúde!", no primeiro espirro; "Deus te ajude!", no segundo; ou "Deus te crie!", no terceiro. Mas no passado, súplicas como essas ajudavam os homens a se livrar das garras do diabo. Pelo menos assim acreditavam. 

Embora seja um incômodo, espirrar não costuma ser um sintoma grave de saúde. Muito pelo contrário. Os espirros são reações involuntárias de defesa de nossas vias respiratórias. Sua função é expulsar do organismo corpos estranhos - como a poeira do nariz ou da garganta. Entretanto, mesmo sabendo disso, continuamos a desejar saúde para as pessoas que estimamos. É o hábito.
 

POR QUE FECHAMOS OS OLHOS AO ESPIRRAR?
O momento que antecede um espirro é incontrolável. O responsável por contrair os músculos faciais é o nervo chamado trigêmeo. Esse nervo tem a habilidade de reagir a qualquer tipo de irritação causada por substâncias estranhas nas vias respiratórias - ou reagir a perfumes, cheiros e fumaças que possam provocar irritação nas mucosas do nariz e da garganta. O que nos obriga a fechar os olhos ao espirrar é a proximidade do nervo óptico com o nervo trigêmeo. São eles que têm a capacidade de congestionar os olhos nos obrigando a lacrimejar.


Parte da informação sobre a presença de um corpo estranho nas vias aéreas é enviada ao cérebro induzindo o fechamento dos olhos como um reflexo involuntário. Tentar segurar ou abafar um espirro pode causar o rompimento de vasos sanguíneos nos olhos e a consequente ruptura dos tímpanos. Os espirros desestabilizam momentaneamente o nosso corpo e acontecem com a contração dos músculos das costas e do abdômen; alguns deles podem ser expelidos - acredite - numa velocidade aproximada a 160 Km/h!


COMO SURGIU O COSTUME DE INVOCAR DEUS E PEDIR SAÚDE A QUEM ESPIRRA?
A superstição de invocar Deus e pedir a Sua ajuda interventora surgiu na Idade das Trevas - época que o diabo era considerado a causa de todos os males do mundo. Recorrer a Deus, mesmo através de hábitos supersticiosos, era considerado um remédio quase milagroso. Como todos tinham a preocupação de ser atormentado pelos "maus espíritos" esse temor rondou a sociedade medieval desde a ocasião das caças às bruxas. 

Segundo Chevalier, os demônios adoravam fazer cócegas no nariz, a fim de, propositadamente, expulsar a alma de um corpo. Naquela época, a crença popular dizia que os "maus espíritos" penetravam por todos os orifícios do corpo, daí adotar o hábito de pedir saúde e proteção a Deus" para aqueles que haviam acabado de expulsar o capeta pela boca - justamente a abertura por onde passava o Sopro da Vida, a Palavra e os alimentos sagrados.


Os lapões, povos nômades que viviam nas regiões frias e geladas do Ártico, acreditavam que um espirro violento teria a capacidade de causar a morte. E foi dessa crença que, provavelmente, deu continuidade ao costume de desejar boa sorte àquele que acabou de espirrar.

Em certas tribos africanas, espirrar quando uma pessoa estiver falando significa que o Criador aprova tudo o que foi falado. E se alguém espirrar inesperadamente em meio a um silêncio geral, é um sinal de bom augúrio

O espirro simboliza uma manifestação do sagrado para aprovar ou punir devido à sua brusquidão, que marca exatamente uma ruptura do continuum temporal.


Priom
Mestre Interior
Meu nome é Priom e permaneço em processo constante de conhecimento sobre mim mesmo, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilho aqui conteúdos apurados sobre Numerologia, Astrologia, Espiritualidade e religião. Saiba mais sobre mim e o blog aqui.

CONVERSATION

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário!