23 - O Salmo que ilumina o coração


“O senhor é meu pastor e nada me faltará.” Esse é o primeiro verso do salmo 23, de Davi - o mais conhecido e cantado de todos os tempos. Mas mesmo sendo o mais conhecido, pouca gente pensa sobre a frase. Pelo menos com uma interpretação dos detalhes nela contidos. Na frase aparentemente simples, o autor descarrega toda emoção em forma de uma afirmação - a mais poderosa que a humanidade já produziu.


Canal do Mestre Interior

Seguir




O QUE SÃO SALMOS? 
A palavra psalmós, em grego, significa entre os antigos hebreus,  declamação ou récita para ser acompanhada por qualquer instrumento de cordas ou sopro. Escritos originalmente em hebraico, os salmos eram ao mesmo tempo súplicas, lamentos, louvores e poesias religiosas.


Atribuído ao rei Davi, que escreveu cerca de 70 salmos durante sua vida (no século 10 a.C.), o salmo 23 se tornou muito popular porque une simplicidade com poesia e mensagem  espiritual de forma bem sucedida. Nele tudo é transparente comovente. E libertador, já que após tantos perigos vêm o alívio e a esperança. 


O salmo tem como plano de fundo um drama: um vale tenebroso, perigos, doença, morte, inimigos e perseguição. E é no contexto dessa situação desesperadora que Deus aparece como pastor e hospedeiro. Assim como a oração mostra diversos riscos, há também duas promessas: o Senhor está conosco e habitaremos a casa Dele por todo o tempo de nossa vida.


O SENHOR É MEU PASTOR! 

Quando repetimos essa frase ressoam dentro de nós vários significados. Embora vivamos em sociedades urbanas e as referências tenham ficado restritas a pequenos grupos ou distante no passado, a palavra “pastor” continua suscitando poderosas e benfazejas energias.


A figura do pastor simboliza cuidado, acolhimento, segurança e confiança. Vale lembrar que em áreas desérticas, como a Palestina bíblica, o pastor era tudo para as ovelhas. O pastor era um guia porque conhecia como a palma da mão os caminhos que eram mais seguros e menos perigosos. Por ser companheiro de destino, o pastor passava as mesmas necessidades das ovelhas: sede no calor abrasador e fome. E para defendê-las a qualquer custo, o pastor colocava sua vida em risco. Mas a sua presença transmitia segurança e proteção. Ele cuidava das ovelhas; caminhava na frente das que vinham devagar; não abandonava as doentes que retardavam o rebanho; protegia os filhotes que podiam se extraviar; e com o bastão mostrava o caminho às que teimava desgarrar. 


O pastor representa o Guia, o Nosso Mestre. O pastor representa Deus, que orienta, cuida, ampara e nunca abandona. Seja qual for a crença, quando ouvimos: “o Senhor é meu pastor”, não podemos deixar de sentir Estabilidade e Apoio. Ou lembrar as palavras de Jesus, que dizia ser “o Bom Pastor”.


NADA ME FALTARÁ! 

Na frase “Nada me faltará”, se esconde o fundamento da confiança e entrega de quem reza a Deus.


Experimente. Ao repetir mentalmente essa frase com convicção, tudo parece fluir. Não precisamos temer nada. Deus olhará para que nada nos falte. Tudo que alguém pode desejar é sentir-se conduzido e carregado por um Deus que é bom e protetor. Ele é o nosso Bom Pastor. Ele é o Nosso Guia. Ele é o Nosso Mestre Interior.   


SALMO DE DAVI 

O Senhor é meu pastor: 

nada me faltará. 

Em verdes pastagens 

me faz descansar, 

conduz-me até fontes repousantes

e repara minhas forças. 

Guia-me por caminhos 

seguros como pede Sua missão. 

Ainda que devesse passar 

pelo vale da sombra da morte 

não temo mal algum: 

tu vais comigo! 

Teu bastão e Teu cajado 

me dão segurança. 

Na minha frente 

preparas a mesa 

sob o olhar dos meus inimigos. 

Unges minha cabeça 

com perfume 

e minha taça transborda. 

Sim, bondade e 

fidelidade me escoltam 

todos os dias de minha vida 

e habitarei na casa do Senhor 

por todo o tempo em que viver.




Assine e receba notificações sobre novos artigos

* indicates required

Intuit Mailchimp

Nenhum comentário:

Obrigado por deixar seu comentário!

Tecnologia do Blogger.