Uma reflexão sobre guerras e conflitos


As relações profundamente desiguais entre ricos e pobres, entre Norte e Sul, produzem ressentimentos, insurreições e vontade de vingança. Religiões ou seitas evangélicas que se consideram portadoras exclusivas de revelação divina diminuem o valor de outras religiões, reforçam a arrogância, a desigualdade e geram também guerras e conflitos devastadores para o mundo e para nossa sociedade. As previsões numerológicas alertavam sobre isso. Leia o que escrevi sobre o conflituoso Ano Universal 8.

  



Por detrás da violência funciona poderosas estruturas. A primeira delas é o caos sempre presente em todos os processos do cosmo e da vida. Viemos de uma imensa explosão, o Big Bang. E a evolução comporta violência em todas as suas fases. São conhecidas cinco grandes dizimações em massa. Na última, há cerca de 65 milhões de anos, pereceram todos os dinossauros, após reinarem, soberanos, por 133 milhões de anos. A expansão do Universo tem também o significado de ordenar o caos através de ordens cada vez mais complexas e, por isso também, mais harmônicas e menos violentas. Possivelmente a própria inteligência nos foi dada para pormos limites à violência e conferir-lhe um sentido construtivo.




Em segundo lugar, somos herdeiros da cultura patriarcal, que instaurou a dominação do homem sobre a mulher e criou as instituições do patriarcado, que gestou a guerra como forma de resolução dos conflitos. Sobre essa vasta base se formou a cultura do capital, hoje globalizada. Sua lógica é a competição e não a cooperação, por isso, gera guerras econômicas e políticas, juntamente com desigualdades e injustiças. Todas essas forças se articulam estruturalmente para consolidar a cultura da violência, que nos desumaniza a todos.




A essa cultura da violência há que se opor a cultura da paz, Hoje ela é imperativa porque as forças de destruição estão ameaçando, por todas as partes, o pacto social mínimo, sem o qual regredimos a níveis de barbárie. É imperativa porque o potencial destrutivo já montado pode ameaçar toda a biosfera e impossibilitar a continuidade do projeto humano. Ou limitamos a violência e fazemos prevalecer o projeto da paz ou conheceremos, no limite, o destino dos dinossauros.




A paz, numa visão realista, surge somente quando se funda uma nova aliança de convivência pacífica entre todos os povos, considerados como representantes da única família humana. A paz floresce quando se refaz um acordo de fraternidade com a Terra e todos os ecossistemas, que são os eleos da única corrente de vida da qual nós fazemos parte. A paz só pode ser estabelecer quando o cuidado de uns para com os outros substitui a suspeita, o preconceito e o medo, que segundo Freud, é a origem secreta de toda violência. A paz emerge quando religamos nosso ser e o inteiro Universo à Fonte originária de todas as coisas, Deus, como fez São Francisco em sua famosa oração pela paz.




A cultura da paz começa quando se cultiva o cuidado com todos os seres e tem-se vivo na memória o exemplo de figuras que representam a generosidade que nos habita como Gandhi, Madre Teresa, Luther King e outros. Cada um estabelece como projeto pessoal e coletivo a paz, que resulta dos valores da cooperação, do cuidado, da compaixão e da amorosidade, vividos cotidianamente. A paz não é apenas meta, mas deve ser também método, e somente métodos pacíficos dão origem à paz. Por isso, o lema não é "se queres a paz, prepara a guerra", mas "se queres a paz, prepare a paz". Isso é urgente para conferirmos um rumo mais benfazejo à História. Toda protelação é insensata.


Esse texto foi escrito há quase vinte anos pelo teólogo Leonardo  Boff e parece conversar com o nosso tempo...

CONVERSATION

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário!