Nós, os Espiritualistas


Existem pessoas que fazem da religião um fim. Infelizmente elas esquecem - ou desconhecem - que religião é religar a Deus. E religar não é apenas um detalhe semântico.


Até o surgimento do cristianismo, as religiões se prendiam a limites étnicos, culturais e territoriais. Mas depois que o apóstolo Paulo universalizou as propostas do Mestre Jesus tudo mudou. Quem pratica os ritos da sua religião, seja ela qual for, acata os mandamentos e tenta ser tolerante com quem pratica outro credo. Pessoas que ainda pensam motivadas por preconceitos podem ser religiosas, mas carecem de espiritualidade. Deveriam saber, que ser Espiritualista não significa pertencer a uma Religião específica. Há quem passe uma vida inteira seguindo ou trocando de religião sem nunca conseguir se espiritualizar.

+ Você sabe quais as diferenças entre a religião e a espiritualidade? Deveria saber antes de continuar esse texto.


Nós, os Espiritualistas assumimos o dever de dimensionar a existência de uma maneira progressista; tentamos levar o a sociedade para uma melhor condição de vida. Nós, os Espiritualista tentamos ser justos e perfeitos na execução desse dever, pois procuramos diuturnamente lapidar a Pedra Bruta a fim de sermos cidadãos universais.


Ser Espiritualista é deixar-se absorver. É ser honesto, sincero e justo consigo mesmo. Nós, os Espiritualistas respeitamos aquilo que acreditam os outros, sem criticar ou desprezar. Afinal, sem entender o significado da palavra RESPEITO, nada valerá ser espirituoso.

Ser Espiritualista envolve, além das três qualidades supracitadas uma postura pragmática ungida pela Tolerância, Humildade e Entendimento. O verdadeiro Espiritualista pode ser ser considerado um humano especial, pois diferenciado dos demais tem a obrigação de melhorar e modificar o mundo através dos bons exemplos. O verdadeiro Espiritualista é virtuoso e obstinado em sua missão de melhorar o mundo. Ele nunca desistirá ou se afastará desse objetivo.

Nós, os Espiritualistas não desejamos um lugar no Céu. Desejamos apenas a paz de espírito, pois a Espiritualidade é uma condição ontológica, onde a pureza da alma e a avaliação honesta das atitudes são fundamentais para chegar ao Jannah, Orun, Nirvana, Tian, Takama-ga-hara, Shamayin - seja lá qual for o nome do Paraíso.



Nós, os Espiritualistas, não nos espantamos, duvidamos e nem desprezamos textos que talvez nem acreditamos - não por preconceito - mas por desconhecimento. Estamos o tempo todo sendo testados, pois os verdadeiros Espiritualistas não se escandalizam e nem se distanciam das religiosidades humanas.

O verdadeiro Espiritualista compartilha conhecimento, amor e respeito. E isso lhe basta.



Priom
SOBRE O MESTRE INTERIOR
O Mestre Interior explora questões fundamentais do Conhecimento sobre temas como filosofia, comportamento, espiritualidade e religião. Foi criado em 2009 e até o momento acredita que a função de um mestre verdadeiro é ajudar a ver Deus em nós mesmos. Meu nome é Priom e se quiser saber mais clique aqui.

CONVERSATION

2 Comentários:

  1. Mestre, excelentes são as lições que tu nos transmite. Tomei a liberdade de copiá-las e guardá-las em um lugar especial em meus arquivos, bem como, sempre que houver oportunidades coerentes, procuro transmití-las ao meu próximo, sem, naturalmente, deixar de citar a sua autoria. Entremente, permita-me salientar a profusão de falsos profetas que, hoje, ocorre no campo religioso (aliás, isso desde há muito tempo), inclusive, transformando, cada vez mais, as religiões em puro comércio. É lamentável ver esses charlatãos transformar em mercadorias as benesses celestiais, que Deus nos concede de forma literal e inteiramente grátis, impondo a sua compra mediante o pagamento através do dízimo e de outras obrigatoriedade que eles impõem aos seus tolos fiéis. Obrigado meu caro e ilustre Mestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras elogiosas, Adalberto! Fique a vontade para compartilhar o texto! Namastê!

      Excluir

Obrigado por deixar seu comentário!