108: O que significa esse número misterioso?


Eu sou um lostmaníaco. Para os que não acompanharam ou não sabem, lostmaníaco é maneira carinhosa como se identificam os fãs de LOST, uma das séries da tevê mais emblemáticas de todos os tempos. Criada por J.J Abrams, Jeffrey Lieber e Damon Lindelof, LOST foi exibida entre 2004 e 2010 e teve seis temporadas que narravam as aventuras dos 48 passageiros desaparecidos numa ilha do Pacífico após o trágico acidente aéreo que os levava de Sydney para Los Angeles. Na tal ilha, que servia como misterioso pano de fundo, tudo parecia acontecer: viagens no tempo, monstros em forma de fumaça, pessoas que nunca envelheciam, paraplégicos que voltavam a andar, doenças que eram curadas e grávidas que perdiam seus bebês...



Com um enredo inteligente, que nunca era possível prever os desdobramentos, LOST misturava ação, drama, suspense, religião e ficção científica. E por apresentar um estilo inovador, que mostrava o passado, o presente e o futuro dos personagens, a série foi imediatamente catapultada ao sucesso. Tanto, que durante a exibição dos seus 121 episódios o programa ganhou debates na internet - tanto por fãs, ávidos por trocar informações sobre as produções, como pelos produtores que apresentavam informações extras com a intenção de despistar os espectadores. Lançada praticamente junto com o surgimento das mídias sociais, LOST gerou fascínio por sua estrutura narrativa, que embaralhava os acontecimentos. Parece piada, mas o "segredo" de LOST era deixar seus fãs literalmente perdidos! Durante as seis temporadas, ninguém sabia ao certo se os personagens estavam vivos ou mortos; se a tal ilha era um purgatório ou uma referência ao famoso Triângulo da Bermudas. Há quem não tenha entendido até hoje o desfecho da série, mas ninguém discute a importância da mesma. 


Entre tantos mistérios, todas as temporadas eram reiteradas pelos números 4, 8, 15, 16, 23 e 42 que pertenciam ao bilhete premiado de loteria de um dos personagens. Esses números deveriam ser digitados nessa sequência a cada 108 minutos num computador localizado num laboratório subterrâneo pertencente a um antigo projeto científico chamado "Dharma".

Bem, nem tente entender tudo isso. Só peço que continue lendo esse artigo. É complicado explicar LOST para os leigos em pouquíssimas palavras, mas foram exatamente esses "mistérios" que alimentavam o universo dos lostmaníacos. Aliás, o que chamava a atenção em LOST eram as coincidências que incluíam, além das religiões, o misticismo - como a utilização da palavra "Dharma", por exemplo, que além de ser o nome do projeto científico instalado no interior da ilha era o nome da base das crenças e práticas que se originaram na Índia. Para muitos fãs a tal ilha era de fato um purgatório. Entretanto, a resposta não era essa: a não digitação dos números do tal bilhete premiado (4, 8, 15, 16, 23 e 42 - que somados resulta 108) - implodiria a ilha. Todas as vezes que os números eram digitados nessa sequência um cronômetro instalado no laboratório retornava a contagem para novos 108 minutos!


UM NÚMERO MÍSTICO E SAGRADO


Assim como os números 17 (leia sobre ele 👉aqui) e 42 (leia sobre ele 👉aqui), o 108 é um número que guarda muitas curiosidades. Senão vejamos: os astrônomos, por exemplo, afirmam que o diâmetro do Sol é 108 vezes maior que o diâmetro da Terra. E os astrólogos apresentam 9 planetas distribuídos em 12 Casas Zodiacais. Pegue uma calculadora e multiplique 9 vezes 12. Confira o resultado.


Muito familiar aos maçons, a Estrela de Cinco Pontas pode ser construída com os vértices apoiados sobre um pentágono (repare na imagem acima). Os ângulos internos e externos de um Pentagrama são precisamente 108 graus!

Na "Odisseia" de Homero, o herói Ulisses, figura central do poema, mesmo sem possuir a força de Hércules (leia sobre ele 👉aqui) foi obrigado a lutar contra os 108 pretendentes ao tentar regressar para a sua amada Penélope.

No Japão, os sinos soam 108 vezes na comemoração do Ano-Novo: dizem que esse ritual tem a intenção de afastar os 108 males do corpo. Confesso que ainda estou pesquisando para saber quais são eles.

Semelhante ao Número 911, nos Estados Unidos, 108 é o Número de Emergência na Índia.

Aliás, nas antigas tradições indianas afirma-se que o homem possui 108 sentidos, além dos outros cinco conhecidos por nós (tato, olfato, paladar, visão e audição). E que uma vez encarnado, o Espírito fica envolvido por 108 sentimentos - 36 deles ligados ao passado, 36 ligados ao presente e outros 36 ligados ao futuro.

OS 108 DESEJOS, SEGUNDO BUDA


Existe uma fábula indiana muito interessante que fez o número 108 ser sagrado no oriente. Conta-se, que ao ser perguntado quantos e quais eram os pecados que retardavam a Evolução do Espírito, Buda respondeu laconicamente: 108.

Diferentemente do conceito cristão, para os budistas os pecados são tratados como "desejos" ou "falsas visões da realidade". Quem assistiu LOST lembrará que os 108 pecados citados por Buda são exatamente os mesmos cometidos pelos quarenta e oito sobreviventes do voo 815 durante a exibição da série. Repare que os cento e oito pecados citados pelo Iluminado estão interligados, como você poderá perceber na lista abaixo:


Abnegação Abuso Achar que tudo sabe
Agressão Altivez Amaldiçoar
Ambição Ânsia pelo poder Arrogância
Atormentar Baixeza Belicosidade
Blasfêmia Caprichos Censurar
Ciúme Cobiça por dinheiro Cobiça Sexual
Cometer Excessos Crueldade Degradação
Depreciar Desatenção Descaramento
Descortesia Desejo por fama Desprezo
Desrespeito Dipsomania Discórdia
Dogmatismo Dominação Dureza de coração
Egoísmo Enganar Escárnio
Falsidade Falta de compreensão Falta de misericórdia
Falta de vergonha Fraudar Fúria
Furtividade Ganância Garrulice
Glutonaria (gula) Hipocrisia Hostilidade
Humilhação Ignorância Iludir
Imperiosidade Impostura Impudência
Indelicadeza Indiferença Indisciplina
Infidelidade Inflexibilidade Ingratidão
Insaciabilidade Insatisfação Insensibilidade
Insídia Intolerância Intransigência
Inveja Ira Irresponsabilidade
Jogar (jogos de azar) Luxúria Mágoa
Malignidade Manipulação Masoquismo
Mentir Mesquinhez Negatividade
Obsessão Obstinação Ódio
Ódio de si próprio Opressão Orgulho
Ostentação Pessimismo Prejudicar
Prepotência Presunção Pretensão
Prodigalidade Raiva Rancor
Rapacidade Ressentimento Ridicularizar
Sadismo Sarcasmo Sedução
Ser calculista Soberba Teimosia
Temperamento violento Tirania Vaidade
Vingança Violência Voluptuosidade



AS 108 SEMENTES DE SÂNDALO


O japa mala, o tradicional rosário dos budistas, é confeccionado com 108 sementes de sândalo. Muito parecido com o terço cristão, o mala libera um suave perfume ao ser usado para ajudar os iogues a entrar no estado de meditação. A palavra "japa", em sânscrito, significa "sussurrar". 


Segundo as antigas tradições, a repetição de um mantra em voz baixa é capaz de gerar uma poderosa "corrente de energia" que é simbolizada na forma do cordão circular. "Jap" é a maneira como os iogues repetem os mantras ou o nome de uma divindade. Todas as vezes que se completa o circuito de 108 repetições, acredita-se que o iogue poderá alcançar um estágio superior na Consciência.

OS VALORES ESOTÉRICOS DO NÚMERO 108


Para a Numerologia, o número 108 carrega um simbolismo bastante interessante. Se você nasceu no dia 10/8 deve estar perguntando se isso é bom ou ruim. Bem, segundo a Numerologia, os nascidos nesse dia são introspectivos, contam com a boa sorte para encontrar pessoas que os ajudem a se liberar.

Graficamente, o numeral pode ser lido da seguinte maneira: "O MEU MUNDO INTERIOR É UM ESPELHO DA CRIAÇÃO DIVINA". Ou pode ser interpretado através de uma frase do físico e humanista alemão, Albert Einstein: "O segredo da criatividade está em abrir a mente para as possibilidades infinitas". A frase resume poeticamente o significado esotérico, pois o número 108 é uma das Chaves para a intuição metafísica. Ele é a representação do Micro e do Macrocosmo como você poderá ver a seguir.

Pela verticalidade, o número 1 representa o EU. O zero, o MUNDO CRIATIVO; e o 8 o TEMPO. O símbolo do Infinito ou do Oito Deitado representam a ETERNIDADE. O famoso “oito deitado” é conhecido desde a Antiguidade como lemniscata. O nome, em latim, significa "laço contínuo". O símbolo foi adotado por diversos segmentos espiritualistas - inclusive pelos Antroposofistas. Ele significa a Evolução quando observado por dois aspectos: o aspecto Material e o aspecto Espiritual. O ciclo ininterrupto do "laço" mostra a jornada do nascimento à morte. O ponto de interseção da lemniscata é considerado um Portal entre os dois mundos, ou seja, a ETERNIDADE.  


No tarô, a lemniscata aparece em duas cartas: ela flutua acima das cabeças do Mago e da mulher que arreganha a boca de um leão, A Força (repare ao lado). Existem alguns Tarôs que não incluem esse o símbolo sobre os dois personagens. No Tarô de Marselha aparecem como chapéus. Curiosamente, os maçons também usam chapéus negros de abas largas que imitam o desenho sinuoso das lemniscatas. 

Na Maçonaria, o chapéu (imagem acima) representa o Conhecimento dos dois Mundos: o Material e o Espiritual. Sua utilização é simbolo de "cobertura" e proteção contra pensamentos profanos. Nesse caso, um Iniciado Maçom não se permite dominar pelos 108 pecados listados acima - ocultos no ângulos internos e externos do Pentagrama ou da Estrela de Cinco Pontas. Repare novamente a imagem que ilustra o quinto parágrafo desse artigo. Nada é por acaso.


CONCLUSÃO


LOST parecia apenas uma série assumidamente nerd, mas na verdade escondia algo bem mais profundo do que uma simples aventura sobre física quântica, filosofia e misticismo. Sempre é necessário lembrar, que no universo da arte existem muitas chaves capazes de 👉abrir os canais da Intuição - como na origem do Homem de Aço, por exemplo que escrevi há algum tempo 👉aqui). O número 108 é uma Chave capaz de abrir as Portas de muitos Mistérios. Certamente, depois do que acabou de ler você entenderá porque sou um lostmaníaco...

CONVERSATION

2 Comentários:

  1. Estou aplaudindo!!!!!!
    Muito bom!!!!!
    Eu tambem gostei de LOST.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilmara Matos, LOST era realmente uma "religião". :D

      Excluir

Obrigado por deixar seu comentário!