3 de maio de 2017

A Numerologia e o Número 42

A Numerologia elenca muitas curiosidades sobre os números. Entre essas curiosidades o número 42, acabou ganhando uma aura misteriosa e cult. Tudo depois que uma série de cinco livros lançados nos anos 1970 chamada "O Guia do Mochileiro das Galáxias", de Douglas Adams, afirmou que esse número era "a resposta para a Vida, o Universo e tudo mais".  

Um filme com o mesmo título, foi lançado em 2005 e foi um sucesso também entre os nerds. Mas a partir dele, muitas teorias ajudaram a mistificar e consagrar - não só o número - mas todos os produtos comerciais que orbitavam o universo pop: afinal, por que a resposta para a vida, o universo e tudo mais era 42? Até o Google embarcou nessa brincadeira e tratou de responder: se você digitar no sistema de busca "qual a resposta para a vida, o universo e tudo mais?" a resposta será... 42! Faça o teste.

É bem possível que você nunca tenha assistido ao filme, mas não entre em pânico. Eu selecionei uma das cenas mais engraçadas e emblemática dessa comédia de ficção científica. A cena ironiza a curiosidade humana que, na tentativa de buscar respostas mágicas para as coisas mais simples, geralmente acaba sempre se perdendo pelo caminho:



O escritor Douglas Adams afirmou que tudo não passou de uma grande brincadeira. Disse que ao escrever sobre o número 42 quis apenas ironizar a loucura do comportamento humano na eterna busca pelas respostas prontas - ou dos segredos adormecidos no próprio coração.



COINCIDÊNCIA OU MISTÉRIO NA ARTE

Pelo sim, pelo não, a partir daí, o número 42 seria citado em outras curiosidades. No filme de terror "O Iluminado", de Stanley
Kubrick, a ação se desenrola no sinistro Hotel Overlook, onde o menino Danny aparece diante de um espelho vestindo uma camisa com o número 42 e quarenta e dois carros aparecem estacionados no pátio do hotel, entre eles um que exibia a placa de final 42. 


Várias sequências foram minuciosamente criadas para narrar uma história sobrenatural, envolvendo morte, dor e sacrifício. Em outra cena impactante, Danny e sua mãe, Wendy, assistem na tevê ao filme "Houve uma vez um verão" ("Summer of '42", em inglês). Ambos se encontram hospedados no quarto 237 (2 X 3 X 7= 42).

É óbvio que toda essa atmosfera misteriosa sobre o número não foi alimentada somente por Stanley Kubrick. A famosa série "Lost", de J.J. Abrams, em 2004, também ajudou a imantar o número 42: quem não se lembra dos misteriosos números que apareciam no bilhete premiado do desajeitado Hurley (foto abaixo)? Aliás, esse número aparecia praticamente em todos os episódios em todas as seis temporadas, que envolvia um misto de filosofia, religião e suspense até hoje não solucionado.


No filme "O Garoto do Futuro" (Teen Wolf), de 1995, Michael J. Fox vive um rapaz que se transforma em lobisomem: é o número 42 estampa a sua camiseta amarela no time da escola (imagem abaixo). 


Coincidência ou não, em "Procurando Nemo", da Disney, Dory, um peixe desmemoriado consegue se lembrar apenas de uma coisa: o endereço do consultório do dentista onde Nemo é mantido prisioneiro: "P. Sherman, 42 Wallaby Way, Sydney"...

Em "Romeu e Julieta", de Willian Shakespeare, a filha única dos Capuletos bebe uma poção que a fez parecer morta por 42 horas. E no livro "Alice Através do Espelho", de Lewis Carrol, nos é informado que a idade de Alice é sete anos e seis meses - forçadamente 7 vezes o número 6.

Na cultura japonesa, por exemplo, o número 42 é considerado um mau agouro: o som da palavra quarenta e dois (yon JHI ni) se assemelha com a palavra morte (JHI), por isso evitam pronunciá-la; Na vida cotidiana os japoneses preferem substituir as duas palavras por YO ou YON.



NA CABALA, NA BÍBLIA E NA MAÇONARIA

Quarenta e dois é um número notável também por causa do nome de Deus, que possui 42 letras ensinado pelos cabalistas - a saber: AHIH AShR AHIH; IH; IHVIH; AL; ALHIM; IHVH TZBAVT; AL CH CHI; ADNI, ou 4, 3, 4, 2, 5, 2, 5, 4, 5, 2, 2, 4 = 42.

Tanto no Antigo como no Novo Testamento, o número 42 é tido como fator de um grande sofrimento: Acazias começou seu reinado aos 42 anos (2 Crônicas 22: 2); os filhos de Israel tiveram 42 peregrinações e vagaram 42 anos pelo deserto até que finalmente receberam descanso (Números 33: 1-50); Azmavete  tinha quarenta e dois filhos (Esdras 2:24); os homens de Bete-Azmavete também eram quarenta e dois. (Neemias 7:28). Duas ursas selvagens saíram de um bosque, e despedaçaram quarenta e dois meninos (2 Reis 2:24). É muita tragédia, não?

E tem mais: o Profeta Elias passou fome por 42 meses e Jesus pregou durante o mesmo tempo pelo deserto. No Livro do Apocalipse, a Noiva do Cordeiro sofreu por 42 meses; a Cidade Santa foi pisada durante 42 meses e as duas testemunhas ficaram insepultas durante o mesmo período de tempo.

Uma das Palavras de Passe de um dos Graus da Maçonaria, tem origem no Antigo Testamento e é baseada na morte de 42 mil soldados efraimitas, na ocasião em que atravessaram o rio Jordão para combater Jefté, o famoso general Gileadita (Juízes 2 - 1,7). Essa Palavra Secreta foi derivada tanto pela sua origem histórica, como pelo significado simbólico do número 42 - que foi inscrito na segunda classe dos milhares. Infelizmente não cabe aqui entrar em detalhes: prometo explicar isso na próxima palestra.

Mas essa curiosidade não terminará por aqui. No próximo artigo eu vou revelar os segredos que a Numerologia oculta sobre o número 42. Se você quiser saber continue acompanhando o Mestre.


SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR DESSE ARTIGO
Pryom PRYOM é Numerólogo, Médium Espiritualista e Filho de Xangô. Se quiser saber mais, clique aqui. Se gostou do blog assine para receber os próximos artigos.

0 comentários :

Postar um comentário