Os Chakras: o que são? E como funcionam?



Na Índia eles são estudados há 6 mil anos. Conhecidos na ioga como centros de energia, os Chacras ("redemoinhos de energia", em sânscrito), contribuem para o crescimento e transformação do homem.


Agindo como pequenos redemoinhos coloridos, os chacras reagem ao ambiente e regulam a entrada e a saída da força vital. Os sete principais ficam localizados esotericamente ao longo do corpo e possuem aberturas para frente e para trás do mesmo. Os três primeiros, localizados de baixo para cima, são ligados aos nossos instintos; e os quatro superiores, ao nosso lado mental. Distribuídos entre a base da coluna e o alto da cabeça todos se relacionam não apenas aos órgãos ou às funções do organismo, mas também regem as nossas emoções. Fazem, inclusive, a ligação com o mundo espiritual.
Os chacras possuem aberturas para frente e para trás do corpo

Quando estão em equilíbrio, esses centros vitais permitem que a energia flua pelo corpo físico de uma maneira saudável. Se estiverem enfraquecidos, ou excessivamente ativados, podem causar desequilíbrio emocional e algumas doenças.

Os chacras deveriam permanecer saudáveis ​​se vivêssemos equilibrados durante as 24 horas do dia. Entretanto, esses vórtices de energia são bloqueados constantemente por forças contrárias - impossíveis de serem controladas - como o estresse, conflitos pessoais, dificuldades nos relacionamentos ou perdas. Essa disfunção impede a fluência da energia através do corpo e gerando vários problemas como poderemos ver abaixo.


Devo informar, contudo, que esse artigo destina-se ao leitor essencialmente prático. Não se trata, portanto, de um compêndio definitivo. Uma compreensão mental ou acadêmica de uma de uma coisa não é o mesmo que a sua experiência intuitiva, muito embora deva preceder a essa. Ninguém pode conhecer algo se não pela própria experiência. A grosso modo, deveríamos cuidar dos chacras com a mesma frequência e dedicação com que fazemos com os cabelos e as unhas. Afinal, é pela influência dos chacras que mantemos a saúde física, mental e espiritual.

+ É de suma importância entender que o fato de termos conhecimento aumentará as responsabilidades e as consequências que poderão ocorrer se não manipularmos essas energias com seriedade. Todos nós temos a possibilidade de conhecer os nossos limites, inclusive o campo energético. Que cada um possa, portanto, buscar as respostas do Caminho do Meio.


1º CHACRA: BÁSICO (SOBREVIVÊNCIA)


Em sânscrito, chama-se Muladhara (chacra raiz). Ele fica localizado na base da coluna e vibra na cor vermelha. Rege os nossos instintos primários - como comer, beber e dormir. Regula a autoconfiança, vontade de viver, autoestima e relação com o mundo material. Está associado à riqueza e à capacidade de concretização. Por meio desse chacra, nos sentimos conectados à terra. Quando está enfraquecido, nos traz insegurança, baixa autoestima e falta de coragem para enfrentar os problemas. Superativado, provoca ganância e materialismo.

À nível físico, se relaciona aos órgãos sexuais externos, ossos, dentes, reto, ânus, uretra e sistema linfático. 


  • Pontos vulneráveis: pés, joelhos, coluna, próstata, cólon, nervo ciático. 
  • Sintomas: retenção de líquidos e impotência. Em equilíbrio, permite a rápida recuperação em situações de estresse e um envelhecimento mais lento.



COMO EQUILIBRÁ-LO: use roupas vermelhas ou mentalize essa cor na região da base da espinha, junto ao osso sacro, no quadril. Coma alimentos ricos em proteína. Use perfume, incenso ou óleos essenciais de cedro. Ande descalço (preferivelmente em contato com a terra) e aprecie a aurora ou o crepúsculo, relacionados, como esse chacra, aos ciclos vitais. Sons da natureza, como ruídos das cachoeiras e o canto dos pássaros ou músicas ritmadas, instrumentos de percussão ou de baixo timbre (como contrabaixo ou tuba) também ajudam a ativá-lo.


2º CHACRA: UMBILICAL (PRAZERES)


O segundo chacra, Svadisthana (morada do sol, em sânscrito), é responsável pela expressão da energia sexual, o gosto pela diversão e a satisfação dos prazeres. Vibra na cor laranja. Relacionado à água, regula também a vontade de ultrapassar os obstáculos e a forma que encaramos os desafios. A energia desse ponto nos ajuda a visualizar um futuro alegre e cheio de vida. Em desequilíbrio, provoca depressão, frieza emocional, sentimentos de rejeição e solidão. 


  • Pontos vulneráveis: órgãos reprodutores, rins, bexiga, coluna lombar. 
  • Sintomas: desequilíbrios nessas áreas, depressão. Quando hiperativado esse chacra dá ênfase exagerada à sexualidade. Fisicamente, rege os testículos, os ovários, os sistemas reprodutivos, digestão, as vértebras lombares e o sangue. Seu desequilíbrio pode refletir em colites, irritabilidade nos intestinos, dores lombares, pressão baixa e problemas sexuais.



COMO EQUILIBRÁ-LO: imagine uma luz iluminando a região abaixo do umbigo. Na alimentação, reforce a ingestão de frutas como mamão ou manga. Escolha aromas de sândalo, ilangue-ilangue e amêndoa-amarga. Esse chacra é ativado por instrumentos de sopro e músicas rápidas que emocionem e despertem o prazer de viver. Contemple o luar, mergulhe em rios e lagos de água límpida, que nos sintonizam com as energias fecundantes e receptivas da natureza.


3º CHACRA: PLEXO SOLAR (ATIVIDADES)



O chacra Manipura (cidade das joias, em sânscrito) rege a autoexpressão e o modo como nos posicionamos no mundo. Vibra na cor amarela. Por seu intermédio, captamos as vibrações das pessoas ao redor e reagimos às diferentes situações. É ele que permite que façamos o que dá alegria, expressemos talentos e digamos "não" sempre que necessário. Associado ao Elemento Fogo, é o centro da agressividade responsável pela forma como exercemos influência e poder sobre os outros. Enfraquecido, induz à submissão, à falta de autoconfiança e à baixa autoestima. Superativado, compromete a tranquilidade interior e torna a pessoa narcisista e egocêntrica. No plano físico, influencia os órgãos localizados entre o umbigo e o tórax. 


  • Pontos vulneráveis: estômago, fígado, baço, supra-renais. 
  • Sintomas: falta de energia vital, desequilíbrio emocional, exaustão, depressão e úlceras.



COMO EQUILIBRÁ-LO: use roupas e acessórios amarelos ou mentalize a cor envolvendo a região acima da cintura. Balanceie a ingestão de alimentos ricos em amido e carboidratos - bem como os de cor amarela, como milho e mandioquinha. Os perfumes com acentos de lavanda ou bergamota são os mais indicados. Ouça música alegre, dançante e estimulante. Tome longos e energizantes banhos de sol.


4º CHACRA: CARDÍACO (RELACIONAMENTOS)


Os hindus chamam o chacra do coração Anahata (invicto) Vibra na cor verde. Fica no centro do peito e regula o fluxo de entrada e saída da energia do amor - inclusive o incondicional. O desenvolvimento desse sentimento é o primeiro passo para a elevação da consciência. O chacra cardíaco transforma as energias físicas dos chacras inferiores em espirituais, alimentando os chacras superiores. Seu desequilíbrio causa problemas de relacionamento, carência afetiva, tristeza, solidão e depressão. Pouco energizado, dificulta a experiência da intimidade e a abertura para o amor. O excesso de energia, por outro lado, leva a busca de atenção e afeto a todo custo, sem que haja coragem para a entrega. O elemento é o Ar. 


  • Pontos vulneráveis: coração, pulmão, parte mais alta da coluna, circulação. 
  • Sintomas: má circulação, pressão, doenças pulmonares e cardíacas, disfunções como asma, bronquite, taquicardia e problemas circulatórios.



COMO EQUILIBRÁ-LO: adote os tons verde-claro no vestuário ou mentalize-os iluminando seu peito na altura do coração. Folhas e legumes são os alimentos mais indicados para fortalecer esse chacra. Escolha aromas florais e ouça música clássica e instrumentos de corda ou sopro. Harmonize o cardíaco caminhando em passeios ou caminhadas em trilhas abertas nas florestas.


5º CHACRA: LARÍNGEO (EXPRESSÃO)


Vishuda (purificação), localizado na garganta, é o centro da comunicação e da autoexpressão. Por meio dele, transformamos pensamentos e sentimentos em impulsos dirigidos ao mundo exterior. Permite que consigamos ouvir e obedecer nossa Voz Interior de forma harmoniosa. Seus bloqueios causam dificuldade de expressão e incapacidade de reconhecer as próprias necessidades. Sem energia, imprime um caráter retraído, silencioso e introvertido. Hiper energizado faz o individuo falar demais e sem necessidade; ou ser crítico e analítico sem tirar conclusões ou colocá-las em prática. 


  • Pontos vulneráveis: garganta, boca, dentes
  • Sintomas: falta de criatividade, carência de autoridade, e auto-expressão. Seus conflitos podem ser expressos em problemas como gagueira, amigdalite, laringite, rouquidão e otite.



COMO EQUILIBRÁ-LO: visualize uma faixa de luz azul-celeste em volta do pescoço ou vista roupas e acessórios (como colares) dessa cor. Coma frutas de todos os tipos e cores. Entre os perfumes, adote o aroma de eucalipto. Ouça músicas com cantos harmoniosos, como os de corais. Observe o céu azul nos dias claros e até mesmo seu reflexo na água, com a intenção de conseguir expressar suas emoções com a mesma paz e tranquilidade.


6º CHACRA: FRONTAL (ENTENDIMENTO)


Sede da intuição, da imaginação, da memória e do intelecto, o chacra chamado pelos hindus de Aja (comando) fica no ponto localizado exatamente entre os olhos. Em estado de equilíbrio proporciona clareza mental e capacidades psíquicas desenvolvidas e permite o fluxo da energia criativa. Enfraquecido provoca confusão mental, distração, ceticismo, memória fraca, medo do futuro e perturbações psíquicas. Hiperestimulado gera rigidez mental, arrogância e obsessão. 


  • Pontos vulneráveis: olhos, nariz e ouvidos. 
  • Sintomas: alergias, perdas auditivas, dores de cabeça, enxaquecas ou sinusites.



COMO EQUILIBRÁ-LO: imagine uma luz de cor azul-índigo profundo na região da testa. Na dieta escolha alimentos ricos em vitamina B (como carnes, ovos e leite, que reforçam as funções cerebrais); e chás relaxantes de hortelã, menta e jasmim. Use também perfumes que contenham essas essências na fórmula. O tipo de música relacionada a esse chacra são as calmantes e relaxantes - mais conhecidas como new age. O sexto chacra ainda estimulado pela observação do azul escuro do céu nas noites estreladas que nos convida a meditar sobre a grandeza do Universo.

7º CHACRA: CORONÁRIO (CONSCIÊNCIA)


Em sânscrito, foi batizado de sahasrara (mil pétalas). Localizado no alto da cabeça, é sede da espiritualidade. Em equilíbrio, promove elevação de consciência, inspiração e dons psíquicos. Os estados meditativos, em que entramos em contato com o divino, estão sob a regência desse chacra. A chave de seu desenvolvimento é a humildade. Sem energia, nos desconecta do sentido espiritual da vida e nos deixa desorientados, sem rumo e ao sabor de influências alheias. Ativado, em excesso, gera prepotência, arrogância e medo da morte. Está ligado ao funcionamento do cérebro. 


  • Pontos vulneráveis: cabeça, cérebro, sangue. 
  • Sintomas: doenças relacionadas ao sangue ou à atividade cerebral, esclerose múltipla, mal de Alzheimer, tumores e doenças raras.



COMO EQUILIBRÁ-LO: concentre-se imaginando no alto da cabeça uma coroa nas cores violeta, branca ou dourada. Cultive o silêncio e o recolhimento e procure entrar em contato profundo consigo mesmo. Não há alimentos recomendados para esse chacra, a não ser os do espírito - como a oração e a meditação! Entre os perfumes, fique com o lótus. Busque o equilíbrio fazendo caminhadas pelas montanhas, em que a subida simboliza o desligamento dos problemas mundanos e a elevação em direção a Deus.


Priom
SOBRE O MESTRE INTERIOR
O Mestre Interior explora questões fundamentais do Conhecimento sobre temas como filosofia, comportamento, espiritualidade e religião. Foi criado em 2009 e até o momento acredita que a função de um mestre verdadeiro é ajudar a ver Deus em nós mesmos. Meu nome é Priom e se quiser saber mais clique aqui.


Receba novos posts por e-mail:

* indicates required

CONVERSATION

4 Comentários:

  1. Uma aula!!!!
    Temos que prestar atenção a esses pontos do corpo.gostei!!!!valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem observado, minha amiga! Os chacras são chaves de ignição para a Vida.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Gratidão, Juliana! Obrigado pela sua visita!

      Excluir

Obrigado por deixar seu comentário!