15 Maneiras de ficar zen
Muito ouvida nos bate-papos descontraídos sobre esoterismo, a palavra zen virou um adjetivo - ou uma gíria, que dependendo da situação, nos faz lembrar que um indivíduo muito zen é aquele que "vive de boa", "tranquilão" e "sempre na paz". Mas ser Zen é muito mais do que isso.
Buda ensinava que ser zen “é estar ativo em tranquilidade e tranquilo em atividade”. E esse passou a ser um dos inúmeros princípios da escola soto zen do budismo japonês, fundada no século 12, que podem facilitar muito a vida de quem está sempre agitado, beirando o estresse.
O Zen é uma escola de budismo levada da China para o Japão no século XII. O objetivo do zen budismo é o estado de profundo discernimento, conhecido como satori. Diz-se que o satori é alcançado por uma combinação de meditação, estudo com o mestre zen e a contemplação de enigmas, ou koans, do tipo “Qual é o som das mãos batendo palmas?”. São também ensinadas práticas rigorosas, como caligrafia e tiro com arco, como caminho para o crescimento espiritual.
O zen teve muita influência entre os guerreiros samurais japoneses por dar grande ênfase à disciplina e ao autodomínio. Para auxiliar a meditação, os adeptos do zen costumam construir jardins de grandes simplicidade e beleza - consistindo muitas vezes com cascalho alisado, algumas rochas e musgo.
Introduzido no Japão por monges que retornaram da China no século 12, sem enfatiza o modo de vida simples, a meditação e recursos de ensinamentos complexos. As duas correntes principais do zen são a rinzai, conhecida pelo uso de koans ou enigmas; e a soto, que enfatiza a meditação pura para atingir a Iluminação.
O problema é que a palavra zen acabou virando um adjetivo para caracterizar pessoas calmas, distraídas ou boazinhas demais. Mas esse nunca foi o sentido verdadeiro do termo. Ser zen é estar sempre atento e desperto para viver cada momento, cada problema, cada sensação como se fosse a primeira vez agindo de maneira sempre nova. O que causa o estresse é justamente não perceber que tudo é recriado a cada instante em que cada gesto simples - acordar, comer, tomar água ir ao trabalho -, embora pareça sempre igual, toma uma nova forma todos os dias. Para o zen a repetição não é enfadonha, mas criativa.
Estar atento a tudo que se faz, ter respeito por todos os seres vivos e está consciente de que tudo no mundo é interligado são algumas das principais lições zen e não é necessário ser monge para praticar isso a todo momento. Você pode ser zen no trabalho, no trânsito no supermercado. Em vez de fazer tudo o piloto automático ligado, viva a cada instante prestando atenção em seu corpo, seus pensamentos, sua respiração: isso é ser zen.
TODO JEITO TEM MEDITAÇÃO
Cada atitude, mesmo as mais simples, pode ser uma meditação. Pois, se bastasse ficar sentado imóvel durante muitas horas, as simpáticas capivaras seriam os seres mais iluminados do universo. Não devemos ser passivos diante das coisas, mas é importante fazer pausas que acalmem a mente para podermos ter clareza ao agir. É impossível ver o reflexo da lua em águas turbulentas.
VEJA A SEGUIR 15 MANEIRAS DE VOCÊ FICAR ZEN
1) Preste atenção em tudo que fizer e veja as ações e os comportamentos repetitivos como a nova oportunidade de perseverar a vida com mais cuidado e amor.
2) Viva o momento presente. O passado já se foi e o futuro ainda não existe. O aqui e agora é a única realidade.
3) A respiração tem o poder de mudar rapidamente seu estado de espírito. Em situações de estresse, ansiedade, raiva, tristeza, controle sua respiração e tenha em mente que todas as situações são passageiras, que tudo está em constante transformação.
4) Comece o dia sentando-se com a coluna ereta (pode ser numa cadeira), perceba sua respiração, os batimentos do seu coração, suas tensões, seus pensamentos. Fique assim por alguns minutos, depois respire fundo e vai para o mundo disposto a aceitar o dia como ele vier, como se fosse o primeiro dia de sua vida.
5) Em cada gesto simples do cotidiano, você pode descobrir novos prazeres. Saboreie a água e cada alimento como um bem precioso, uma fonte de energia vital. Quando estiver comendo ou cozinhando, não desperdice.
6) Reserve algum tempo e apenas fique sem fazer nada.
7) Simplesmente seja o que é, aceite seu corpo e seus pensamentos.
8) Lembre-se de olhar para o céu. Isso expande os limites da mente e nos recorda que somos uma pessoa parte do imenso Universo que está sempre em movimento.
9) Ao falar use palavras de carinho e respeito, pois você está diante de outro ser humano seja quem for.
10) No trânsito, no trabalho, nas redes sociais, seja atento e gentil. Peça e dê passagem. Se ficar muito alterado com a espera, procure ouvir uma música tranquila que diminua sua ansiedade e suavize a sua paciência.
11) Quando estiver em situações de conflitos não reaja imediatamente. Respire e preste atenção, pois sempre há uma maneira de resolver as questões de forma pacífica, com respeito e amorosidade. Caso contrário, você entra na sintonia de ações e pensamentos negativos ruins para os outros e para você mesmo.
12) Tenha por perto uma caixa de areia com algumas pedras e modifique a posição delas e o traçado nos grãos a cada dia. Mexer no jardim zen é uma forma de aquietar a mente é uma metáfora da vida: tudo está mudando a todo momento, um dia é diferente do outro e você pode criar o seu presente.
13) Acenda o incenso. A vareta de um incenso marca o tempo de sua meditação ou de qualquer atividade e purifica o ambiente. Além disso, segundo os monges zen-budistas, a fumaça espalha bem-estar para todos os seres eleva nosso espírito.
14) Tenha um projeto de vida, mas esteja aberto para perceber as indicações do caminho. Seja flexível como os galhos de uma árvore ao vento, assim nada pode quebrá-lo.
15) Lembre-se desse provérbio chinês: os mestres podem abrir a porta mas só você pode entrar.
Nenhum comentário:
Obrigado por deixar seu comentário!