8 frases que você deveria varrer definitivamente do pensamento


Alguns ditados, conselhos e lições de moral que ouvimos desde a infância tendem a fixar em nossa mente e se transformar bloqueios, culpas, insegurança. Conheça algumas dessas frases e liberte-se das armadilhas mentais que podem gerar angústias.


Pare um segundo e pense: existe alguma frase que você diga ou escute repetidas vezes que sempre surge em sua mente nos momentos de tomar uma decisão vou dar um passo importante?


A linguagem tem o poder moldar nosso comportamento. Por isso, repetir por muito tempo um tipo de julgamento sobre si mesmo ou sobre outras pessoas, pode influenciar negativamente tanto nossas decisões como os nossos sentimentos. E algumas frases ou ditados populares funcionam como uma espécie de armadilha mental. Frases do tipo "Não gosto de depender de ninguém!", "Você podia ter feito melhor!", "Antes tarde do que nunca!" ou "Eu sou assim e nunca mudarei!" podem minar a autoestima ou bloquear as ações. Frases como essas impedem os caminhos da nossa felicidade, você sabia?



A necessidade de conhecer a si mesmo
O psicanalista Luiz Alberto Py assegura que sempre haverá oportunidades para aprimorar ou modificar o nosso comportamento, mesmo que sejam pequenos detalhes. Para ele, o tempo muda e sempre oferece momentos para olhar com mais atenção às coisas que ainda desconhecíamos em nós e até perceber palavras de efeito que ouvimos durante a infância e que permanecem ecoando na vida adulta. Algumas frases podem parecer motivadoras, mas podem também fazer retroceder - ou mesmo imobilizar. Podemos levar muito tempo para resignificar conceitos, mas sempre haverá oportunidades para refletir sobre o que pensamos ou sobre o que dizemos sobre os outros. 


Os neurocientistas afirmam que o cérebro humano tem a capacidade de guardar na memória milhares de informações verbais que recebe diariamente. E nesse processo corremos o risco de generalizar, distorcer ou omitir informações a ponto de não enxergar novas possibilidades. A minha experiência como médium consultor possibilitou perceber quais as frases mais corriqueiras ou recorrentes ao se questionar sobre o futuro das situações. Eu selecionei oito delas, como você verá abaixo.



1 - EU CRESCI ASSIM E VOU SER SEMPRE ASSIM!


Dorival Caymmi talvez não soubesse, mas essa frase tem grande poder imobilizador. Pessoas que não acreditam nas transformações internas sofrem do conhecido "Complexo de Gabriela" e podem viver sucessivas derrotas, frutos das teimosias. Muitos confundem teimosia com perseverânça. O grande perigo é não reconhecer o limite entre as duas coisas. O perseverante não reluta mudar os métodos; o teimoso, entretanto, se nega a fazer. Eu conheço muitas pessoas que sofrem por nunca perceberem esse limite. Muitas, talvez por ignorância, acreditam que a teimosia é uma virtude. Quando alguém acredita que não é capaz de mudar, está fechando a porta para inúmeras possibilidades na vida. Essa frase pode vir adicionada por uma série de justificativas, que tem a única finalidade de acentuar ainda mais uma posição irredutível ou num comportamento que deveria ser modificado. A saída é ser flexível, deixar de lado a rigidez de pensamento e ter a coragem para corrigir a rota das atitudes todas às vezes que for necessária uma mudança. Isso poupa muita angústia e atrasos de soluções óbvias.



2 - NÃO TENHO TEMPO PARA NADA!


Se viver repetindo essa frase, você não terá tempo para nada mesmo! Variações da mesma frase são as do tipo "Cansei de tudo!", "Eu nunca consigo fazer nada daquilo que eu quero!" Essas frases atrapalham fluxos de energia. O mais sensato seria olhar para as causas que as produzem. Se você estiver realmente muito cansado deve pausar e aprender a dividir o tempo e agendar as tarefas. Sua mente funcionará mais do que ficar repetindo a mesma coisa sem tentar nenhuma mudança.



3 - SEJA FORTE, VOCÊ PODE SUPORTAR!


Essa máxima tanto pode provocar estímulo e coragem como forçar alguém a fazer sacrifícios só para provar que é capaz de superar grandes obstáculos. Frases desse tipo provocam o desejo de querer sempre ser aplaudido e reconhecido como um vencedor - mesmo em situações impossíveis. Porém a preservação da saúde mental e os nossos valores internos deveriam ser muito mais importantes. Não precisamos provar nada a ninguém se temos ou não uma força ilimitada para suportar pressões ou situações insustentáveis. E nem devemos exigir essa força descabida a alguém. Estabelecer limites é saudável.



4 - FILHO DE PEIXE PEIXINHO É...


Antigamente, esse ditado era usado para justificar escolhas profissionais que se revelavam infelizes. Hoje ela é politicamente incorreta. Frases desse tipo condicionam os talentos ou os defeitos a um padrão familiar, estático. É uma generalização que limita e justifica as ações dos pais e dos filhos, para o bem e para o mal. Existem casos, sim, que um filho pode herdar uma boa voz ou o talento profissional dos pais. Mas cada um a sua maneira. Não existem clones ou pessoas iguais. Existem filhos totalmente diferentes dos pais. Nem todo filho de peixe, peixinho é. Ainda bem. A saída é evitar, sempre que possível, fazer generalizações desse tipo e considerar que as pessoas e as situações são únicas.



5 - VOCÊ NÃO MERECIA ISSO!


Quando você diz essa frase para alguém ou pensa sobre si mesmo, está reforçando a posição de vítima, o que mina todas as forças para superar qualquer problema. Além disso, há uma arrogância implícita na frase quando classificamos alguém como "digno de pena". Subjetivamente, estamos considerando o outro como impotente ou incapaz. Frases desse tipo podem ser complementadas mentalmente por outra: "Nunca teve sorte na vida...". Deste modo, a situação piora, pois a condenação é consumada e a própria pessoa se sente realmente uma vítima do próprio destino atribuindo os problemas a um suposto carma espiritual - o que é um erro. É como se a vida pudesse condenar alguém a uma circunstância infeliz, não merecida. É como se as soluções estivessem fora de alcance, o que não é verdade, pois cada um tem o poder de tomar as rédeas de sua própria vida. Ao invés de dizer "coitado", o melhor seria achar uma maneira de ajudar, tratar de igual para igual ou apontar formas positivas que levem a uma saída.



6 - NÃO JOGO FORA PORQUE PODE SERVIR NO FUTURO!


Quando essa frase justificar prateleiras com livros que não vão ser mais lidos e armários com roupas que não vão mais ser usadas, ela quer dizer "A vida está atravancada de várias formas". Acumular objetos pode ser uma dificuldade de se desfazer de experiências e sentimentos. Pessoas que se apegam correm sério risco de viverem presas ao passado. Descartar ou reciclar faz parte tanto quanto possuir. Quem não sabe jogar fora tem mais relutância em abrir espaços para o novo e limita-se na hora de conhecer novas experiências. Devemos usar o bom senso. Não guarde objetos desnecessários e perceba que carregar mágoas e ressentimentos deixa a vida menos ilustrada. Devemos sempre tentar descartar o que já não é mais necessário e conversar sobre os sentimentos não resolvidos no passado.



7 - VOCÊ PODERIA TER FEITO MELHOR!


Muitas vezes essa frase oculta uma experiência exagerada por parte de quem a profere: geralmente são ditas dos pais para filhos, de um chefe para um subordinado. Ou seja, de alguém que está em uma posição superior ou que se sinta assim. Frases desse tipo são muito usadas para reduzir drasticamente a autoestima e autoconfiança de alguém a ponto de provocar bloqueios psicológicos. Se a cobrança não tiver razão de ser, podemos neutralizar o efeito lembrando que não podemos deixar nas mãos dos outros a avaliação de quem somos ou do que podemos produzir. Além disso, temos de ouvir nossa voz interna que pode dizer que demos o melhor de nós ainda que possamos nos aperfeiçoar.



8 - ANDE MAIS RÁPIDO!


Se você falou repete mentalmente essa frase tome cuidado. Ela provoca ansiedade em alta voltagem. Na dose exagerada, ela é capaz de provocar resistência em quem escuta e ocasionar o efeito contrário: insegurança e hesitação. O melhor é analisar as causas de possíveis adiamentos nas tomadas de decisão, em vez de pressionar sem saber o que está ocasionando internamente.



Priom
MESTRE INTERIOR
Meu nome é Priom, sou numerólogo e Sacerdote Espiritualista. Se você gostou do meu blog, compartilhe. Para saber mais clique aqui.




CONVERSATION

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário!