4 dicas para aprender a avaliar expectativas e saber lidar com as frustrações


Sabe aquela conhecida expressão “fazer do limão uma limonada”? Ela vem da sabedoria popular que diz ser possível encontrar desfechos felizes para situações aparentemente sem saída - e se aplica com maestria ao caso das decepções. Grandes ou pequenas, as frustrações fazem parte da nossa existência mas podem ser transformadas em combustível para o crescimento interior.

 


As frustrações são uma grande chance de nos conhecermos melhor. Tudo depende de como a pessoa lida com os seus desejos não satisfeitos. E em alguns casos, as frustrações servem como um trampolim.



Ter esperança é esperar pelo que se deseja, diz o dicionário. Manter a esperança é cultivar uma semente gerada no fundo do coração, porém com calma e confiança. Sem arrogância ou presunção que só contribuem para aquela tremenda ânsia de resultados. Afinal, como ninguém pode controlar tudo, ao acumular apenas expectativas aumentamos o risco de cair na frustração.

 


Vontades não realizadas e exigências não atendidas são ingredientes abundantes no dia a dia de qualquer um. Segundo o psicanalista austríaco Sigmund Freud (1856 - 1939), o homem nasce como uma espécie de programação inviável: satisfazer os próprios instintos - algo incompatível com a realidade, pois desde o nascimento somos obrigados a nos acostumar a condições que desagradam e nos fazem sofrer como no momento do afastamento da mãe. Na maioria das vezes, o sentimento predominante da frustração é o de impotência.

 


Todo mundo que almeja algo, maior ou menor grau, deseja ser admirado, ter o talento reconhecido, ser bem remunerado, receber o apoio e o amor do parceiro. Mas é praticamente impossível conseguir tudo isso o tempo todo.



ACEITAR PARA MUDAR

A melhor maneira de enfrentar as adversidades é aceitando-as. Mas é preciso abandonar o medo de que as coisas não venham a funcionar como gostaríamos. Isso exige que encaramos coisas que recusamos a enxergar. Nesse caso precisamos avaliar as nossas expectativas e todas as coisas que não fazem mais sentido - como velhos comportamentos. Tudo pode ficar mais fácil se deixarmos de associar a frustração à falta de êxito. Devemos lembrar que a vida é feita de altos e baixos. E antes de partir para um outro combate, é preciso analisar o que poderia ter sido feito diferente.

 


BOLA PRA FRENTE 

O que fazer quando os nossos desejos não se realizam? Guarde bem essas quatro dicas: 

  • Cada vez que passar por uma situação frustrante, tente reconhecer as emoções que afloram no momento. Faça perguntas do tipo “eu realmente preciso disso?”. Talvez você se surpreenda ao descobrir que essa não era uma necessidade básica. 
  • Quando as coisas não saírem exatamente de acordo com o seu desejo, em vez de esbravejar diga a si mesmo: "Hoje não deu certo. Amanhã será diferente”.
  • Lembre-se que a vida não gira em torno de apenas um objetivo. Pense em você de forma múltipla: como profissional, filho, pai, mãe, amigo, parceiro, cidadão. Tudo pode ser fonte de gratificação. 
  • Cuide de suas expectativas. Um bom jeito é rever suas metas, seus objetivos. O que era importante numa época pode deixar de ser mais adiante. Permita que seus sonhos evoluam com as circunstâncias de sua vida.


Nenhum comentário:

Obrigado por deixar seu comentário!

Tecnologia do Blogger.