Medicina Tibetana: faça o teste e descubra qual o seu nepa


Massagens, medicamentos à base de ervas, alimentos frios e quentes, mantras e meditações: todos esses recursos fazem parte desse milenar sistema para manter o bem-estar. Descubra quais as práticas mais indicadas para você.


Se para tudo existe o Caminho do Meio nas questões de saúde, essa direção aponta para a consciência do que comer, pensar e fazer, com algumas concessões - ou melhor, prazeres. Nada rígido demais. Nem frívolo. Essa é a concepção da antiga e sábia medicina originária do Tibete - um platô a mais de 4 mil metros de altitude entre a Índia e a China.


A geografia ajuda a explicar muitas facetas desse sistema medicinal. A mais evidente é que ele mescla o ayurveda - medicina praticada pelos indianos há cerca de 5.000 anos - com a tradicional medicina chinesa. Por isso, mistura um tipo de acupuntura sem agulhas, massagem, mantras e meditações, entre outros tratamentos. Mas existe um ponto fundamental e diferencial: a medicina tibetana tem o dharma, os ensinamentos de Buda.


O Buda de cor azul que ilustra essa matéria, representa a estabilidade e simultaneidade, toma a forma da cura para todos os males. Quando o Buda assume essa cor, reúne os compromissos dos sete budas que se manifestaram anteriormente - cada um tem um antídoto para uma doença - e se torna o rei dos remédios. Buda Shakyamuni, como também é conhecido, é representado em posição de lótus para indicar sua vontade de vencer todas as sombras humanas (a flor de lótus nasce da lama e cresce linda para o céu) e usa vestes monásticas, que simbolizam o compromisso de libertar os seres de seus martírios. Em algumas representações, sua mão direita cruza o joelho e toca o chão: a ideia é chamar a terra como testemunha de sua ação inquestionável e eficaz. A mão esquerda, por sua vez, segura um pote com o néctar do dharma, ou seja, o remédio mais profundo que vem por meio da concentração e da renúncia.


A frase acima está escrita em tibetano e corresponde a um trecho do mantra da medicina, indicado para a manutenção ou para a recuperação da saúde. Ela pode ser entoada da seguinte forma: TAYATA OM  BEGANDZE  BEGANDZE MAHA  BEGANDZE  BEGANDZE RANDZA  SAMUNGATHE SOHA.


Para os tibetanos, a saúde e o bem-estar, portanto, são definidos não só pela ausência de doenças físicas ou psicológicas, mas também pela compreensão da natureza efêmera da vida, a aceitação das mudanças impostas por relacionamentos, ambiente, estações, envelhecimento e o sentimento profundo que é ao mesmo tempo de responsabilidade para consigo mesmo. E acima de tudo, o contentamento por estar vivo a maior de todas as graças. É essa lógica, que conecta o corpo, a mente e as emoções que tem atraído muitos ocidentais.


PRINCÍPIOS: O QUE SÃO NEPAS?

Como acontece na Índia, um dos princípios da medicina tibetana é a teoria dos cinco elementos. É fácil: assim como o Universo é composto por Terra, Água, Fogo, Ar e espaço (elemento onde todos os outros estão inseridos), nossos órgãos músculos, ossos líquidos internos e células também são. A maneira como esses elementos se combinam em nós, no entanto, com predominância de um ao outro, determina certas características físicas e psicológicas que acabam por formar basicamente três biótipos - Ar (Lung ou Loong), Fogo (Tripa ou Tripae) e Água (Bangan ou Baekan). Os tibetanos denominam esses biótipos de nepas ou humores. Saber o nepa é a base do planejamento de saúde. Dependendo do biótipo, são indicados alimentos de origem quente ou fria. Por exemplo, quem é regido por Fogo não deve comer muita pimenta. O melhor seria uma dieta rica em legumes, frutas e cereais, que tem características frias.


ATENÇÃO QUE DEVEMOS DAR À MENTE

O foco de toda a terapêutica tibetana é a mente. Sim, como na medicina psicossomática ocidental, a origem de muitos distúrbios físicos está no desequilíbrio entre mente e coração. Sabemos que ignorância, apego e raiva são as principais causas de todos os males, não é mesmo?


Nesse raciocínio, além de entender que a raiva faz a pressão aumentar, é importante levar em conta que a origem desse sentimento costuma ser a impotência diante da vida.


Outro mal da modernidade, o estresse, é resultado da ignorância. É preciso respeitar o corpo. Essa é a ética budista: quem desconhecer essa lei não preserva a Energia Vital. Tudo passa pela trilha da ponderação e pelo autoconhecimento. Longe dos extremos, no conforto do meio.


Assim como a medicina tibetana, a Ayurveda também leva em conta os aspectos físico, mental e emocional do paciente. A Ayurveda significa "a ciência da vida" e designa um tipo de medicina integral da Índia, criada também, há mais de 5.000 anos e atualmente ensinada em universidades.


Na base dos ensinamentos ayurvédicos está a ideia de que a natureza é dominada por três princípios dinâmicos chamados doshas, os quais regulam todas as energias de cada organismo vivo. Esses doshas estão relacionados aos cincos principais elementos da natureza, segundo a visão oriental - a Terra, o Fogo, o Ar, Água e o Éter.


O primeiro deles, Vata, está ligado ao Ar e ao Éter e é responsável por todo o tipo de movimento no corpo. Sua falta gera apatia e desânimo, o segundo, chamado de Pitta, associa-se ao Fogo e é responsável pelos fenômenos de transformação no corpo. Kapha, o último deles, está ligado à Água e a Terra. Ele fornece força, firmeza e resistência ao organismo. Sua falta provoca fraqueza, enquanto seu excesso cria inchaços nas articulações, além de palidez e frio.


A função do médico ayurvédico, é restaurar o equilíbrio dos doshas no corpo. Para isso, ele utiliza um tratamento que inclui remédios à base de ervas, massagens, regimes alimentares e meditação, além de dar grande importância a preservação de doenças e as causas psicológicas e emocionais que estão por trás de cada distúrbio físico.


QUER SABER QUAL O SEU NEPA?

A medicina tibetana se baseia em três biótipos, ou nepas: Lung (Ar), Tripa (Fogo) e Bagan (Água), que correspondem aos doshas ayurvédicos chamados Vata, Pitta e Kapha. Para saber o seu nepa você deverá responder o teste abaixo que foi extraído de O Livro Tibetano da Cura, (ed. Cultrix). Pegue um caderno, responda as perguntas e confira as meditações sugeridas para o seu equilíbrio.


1. Qual dos seguintes climas ou ambientes mais favorece a sua saúde?

a. clima quente moderadamente seco.

b. clima frio e úmido.

c. clima frio e seco.


2. Qual dos seguintes climas não é, em geral, favorável à sua saúde?

a. clima frio e seco.

b. clima quente e seco.

c. clima frio e úmido.


3. Qual das seguintes estações é a mais favorável à sua saúde?

a. outono.

b. inverno e primavera.

c. verão.


4. Qual das seguintes estações não é favorável à sua saúde?

a. verão.

b. outono.

c. inverno ou primavera.


5. Qual é a fase de um dia normal em que você se sente melhor do que diz respeito ao corpo e a saúde?

a. à tarde, do meio-dia às 15 horas e à noite, da meia-noite às 2 da manhã.

b. de manhã das 8 às 11 horas e à noite, das 20 horas à meia-noite.

c. de manhã cedo, antes das 7 horas, e à tardinha, das 17 às 20 horas.


6. Qual é a fase de um dia normal em que você não se sente 100%?

a. de manhã cedo, antes das 7 horas, e à tardinha, das 17 às 20 horas.

b. à tarde, do meio-dia às 15 horas, e à noite, da meia-noite às 2 da manhã.

c. de manhã, das 8 às 11 horas e à noite, das 20 horas à meia-noite.


7. Quando é que, em geral você se sente melhor?

a. logo depois de comer.

b. de duas à quatro horas depois de fazer sua refeição normal.

c. de estômago vazio e depois de comer refeições muito leves.


8. Quando é que você fica pior?

a. de estômago vazio.

b. logo depois de comer.

c. de duas a quatro horas depois da refeição.


9. Constitucionalmente, qual é a parte de seu corpo que parece mais fraca e mais suscetível a ferimentos e doenças?

a. abaixo do umbigo, pernas e pés inclusive.

b. entre o coração e o umbigo.

c. acima do coração, a cabeça inclusive.


10. Constitucionalmente, qual é a parte de seu corpo que parece mais forte e mais saudável?

a. a parte mediana do corpo.

b. a parte superior do corpo.

c. a parte inferior do corpo.


11. Qual é o tipo de exercício que você prefere?

a. exercícios leves feitos sem regularidade.

b. exercícios competitivos e vigorosos, feitos regularmente.

c. não gosta de fazer exercícios.


12. Como é o seu sono?

a. perturbado.

b. não precisa de muito sono.

c. pesado e prolongado.


13. Quando se vê sob tensão, quais dos sintomas abaixo você apresenta?

a. tensão muscular, dor de cabeça, constipação.

b. dores localizadas, náuseas, calores no corpo, acidez estomacal, diarreia.

c. sonolência, mãos e pés frios má digestão.


14. Quais dos seguintes sintomas psicológicos você costuma apresentar quando se vê sob tensão?

a. ansiedade, preocupações constantes, pensa demais curte o sofrimento, muda de humor facilmente.

b. agressividade, qualquer coisa ou deixa fora de si, ciumento e invejoso.

c. resistência, negação da realidade silencioso, deixa tudo para depois, fica quieto, silencioso, confuso e esquecido.


15. Emoções mais frequentes:

a. entusiasmo, cobiça pretensão.

b. agressividade, sede de vingança, inveja.

c. sentimento de estabilidade e sedação, dissimulação, indiferença.


16. Como é sua capacidade de concentração?

a. distrai-se facilmente.

b. sua concentração é boa, especialmente em objetos e objetivos de cunho material.

c. tem pouca concentração devido à indiferença.


17. A prática espiritual é:

a. muito importante para você.

b. não é essencial.

c. é muito importante, mas você não pratica.


CONFIRA AGORA QUAL O SEU NEPA


Some quantas vezes você assimilou as letras A, B e C. Se marcou mais letras A, seu nepa é Lung (Ar). Se obteve mais ítens B é Tripa (Fogo); e se o resultado for C seu nepa é Bagan (Àgua). Se houver empate, considere os dois tipos.


LUNG (Ar)

PERSONALIDADE
As pessoas lung são idealistas, inteligentes, rápidas para aprender, embora às vezes, não muito práticas. São alegres e transmitem muita energia. Graças a sua notável inteligência, assimilam facilmente as informações embora esqueçam tudo de forma igualmente rápida. Excitáveis e inclinadas a mudanças bruscas de humor, têm sono leve e costumam dormir pouco - cerca de 6 horas por noite.

TIPO FÍSICO
Em geral são magros, com ombros e quadris estreitos, e raramente ganham peso, apesar de comerem sempre fora de hora.

PONTOS FRACOS
Os problemas que mais atingem são a pele áspera, ansiedade, inquietação, perda de peso, insônia, artrite, hipertensão, mal funcionamento dos intestinos e tensão pré-menstrual.

O QUE ESSE ELEMENTO REGE NO CORPO
O ar é o princípio energético fisiológico que envolve o sistema nervoso, é associado ao coração, aos ouvidos, ao intestino grosso, às articulações e à pele. Está ligada ao movimento, à respiração e aos sentidos.

SINTOMAS DE DISTÚRBIOS DO ELEMENTO AR
Suspiros frequentes, distração, incapacidade de fixar a mente, tontura.

ALIMENTOS IDEAIS
Semente de gergelim, canja, peixe ou frango bem cozidos, espinafre, pepinos ou quiabo refogados, em azeite de oliva, lentilha, feijões bem cozidos, arroz integral, gengibre, banana, laranja, maçã, abacaxi.

MEDITAÇÃO RECOMENDADA
Sente-se bem relaxado, feche os olhos e coloque as mãos em cima do umbigo, respire profundamente enchendo e esvaziando o abdômen de ar. Essa meditação traz vitalidade e pode ser feita por 5 minutos.

TRIPA (Fogo)

PERSONALIDADE
Donas de um grande carisma, as pessoas bita gostam de falar em público que se destacam por sua inteligência e perspicácia. Costumam entregar-se com entusiasmo a seus projetos e mostram-se sempre responsáveis e idealistas.

TIPO FÍSICO
Em geral os Tripa são de tamanho médio e bem proporcionados, com cabelos lisos e finos, que tendem a ficar brancos cedo. De pele macia, os tripa não gostam de muito sol, preferindo o frio. Em termos de sono, são moderados: repousam em média 8 horas por noite.

PONTOS FRACOS
Às vezes os tripa mostram-se irritáveis e exageradamente críticos. Podem sofrer de doenças cardiovasculares, problemas digestivos, inflamações e úlceras. Devem tomar cuidado também com sentimentos de raiva e frustração e com o excesso de autocrítica.

O QUE ESSE ELEMENTO REGE NO CORPO
Está associado aos olhos, ao fígado, à vesícula biliar, ao intestino delgado e ao funcionamento do sistema vascular, endócrino e secretor. Está relacionado a digestão e a temperatura do corpo. Controla ainda a assimilação e a transformação de nutrientes

ALIMENTOS IDEAIS
Uma dieta rica em legumes crus, saladas de verduras verdes-claras, maçã, melão, pêssego, pêra, cereais e feijões. Evite o consumo de carne vermelha e queijo gorgonzola.

MEDITAÇÃO RECOMENDADA
Sente-se confortavelmente e feche os olhos. Respire profundamente enquanto visualiza uma bolinha de luz branca, não muito radiante, entre as sobrancelhas. Essa prática ameniza a agressividade. Faça a meditação por 5 minutos.

BAGAN (ÁGUA)

PERSONALIDADE
Calmas, afetuosas e sempre prontas a perdoar as pessoas impressionam pela coragem e pela personalidade forte. Emocionalmente estáveis, elas não se entusiasmam nem se irritam com facilidade. Demoram para assimilar novas informações, mas em compensação, nunca esquecem o que aprenderam.

TIPO FÍSICO
Em geral os bagan são fortes, atraentes e bem estruturados vírgulas com a grandes olhos cabelos abundantes e uma resistência física de fazer inveja. Tem sono profundo e gostam de dormir sempre mais de 8 horas por noite.

PONTOS FRACOS
Às vezes, os bagan mostram-se preguiçosos e sonolentos, com tendência a ganhar peso facilmente. Podem sofrer de sinusites diabetes e alergia. Devem tomar cuidado com ataques de depressão e se prevenir em relação ao apego excessivo às pessoas e aos bens materiais.

O QUE ESSE ELEMENTO REGE NO CORPO
É associado aos sistemas digestivo e linfático e, em particular, ao estômago, ao baço, ao pâncreas, à bexiga e aos rins.

ALIMENTOS IDEAIS
Os alimentos devem ser bem cozidos, comidas quentes. Prefira ervilha torta, carnes cogumelos, salsão tamarindo. Chá quente com gengibre, canela e mel é uma boa opção para o café da manhã.

MEDITAÇÃO RECOMENDADA
Relaxe e feche os olhos. Visualize uma luz no seu coração e imagine que ela emana para todas as pessoas queridas. Pensar no outro dessa forma é uma benção para as pessoas desse nepa. Faça durante cinco minutos.


CONVERSATION

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário!