Os Quatro Humores


A Teoria Humoral (ou teoria dos Quatro Humores) constituiu o principal corpo de explicação racional da saúde e da doença entre o século 4 a.C. e o século XVII.



Também conhecida por Teoria Humoral Hipocrática ou Galênica, segue as teorias dominantes na escola de Kos, segundo as quais a vida seria mantida pelo equilíbrio entre quatro humores: sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra, procedentes, respectivamente, do coração, sistema respiratório, fígado e baço.



Cada um destes humores teria diferentes qualidades: o sangue seria quente e úmido; a fleuma, fria e úmida; a bílis amarela, quente e seca; e a bílis negra, fria e seca. Segundo o predomínio natural de um destes humores na constituição dos indivíduos, teríamos os diferentes tipos fisiológicos e comportamentais: o Sanguíneo, o Fleumático, o Colérico e o Melancólico. 

  • 1) Os Fleumáticos (com tendência a lentidão, introversão, conservadorismo, desconfiança, indecisão, praticidade, diplomacia, eficiência, calculismo) pertenceriam aos signos de Câncer, Peixes e Escorpião; 
  • 2) Os Sanguíneos (com tendência a agitação, indisciplina, exageros, fobias, impulsividade, simpatia, amizade) pertenceriam aos signos de Gêmeos, Libra e Aquário; 
  • 3) Os Melancólicos (com tendência a tristeza, sensibilidade, pessimismo, vingança, perfeccionismo, lealdade ) pertenceriam aos signos de Virgem, Capricórnio e Touro; e 
  • 4) Os Coléricos (com tendência a irritabilidade, sarcasmo, prepotência, impaciência, intolerância, otimismo, praticidade, vaidade, independência, liderança, astúcia) pertenceriam aos signos de Áries, Leão e Sagitário.


As doenças se deveriam a um desequilíbrio entre os humores, cuja causa principal seria as alterações devidas aos alimentos, os quais, ao ser assimilados pelo organismo, dariam origem aos quatro humores. Hipócrates (460 - 377 a.C) também relacionava os Tatwas com os quatro Chacras inferiores.



CONVERSATION

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário!