Número 11: saiba o que significa na numerologia


Este parece ter sido um número com má reputação entre quase todos os povos

Os cabalistas consideram o número Onze a essência de tudo que é pecaminoso, prejudicial e imperfeito. Eles o comparam ao desequilíbrio do número dez. Segundo eles, Dez simboliza um ciclo completo, mas ao adicionar mais uma unidade, torna-se exagero e extravagância. Onze é chamado Número dos Pecados, porque excede o número dos Mandamentos de Deus e é menor do que doze, que é o número da Graça e Proteção.



Na língua hebraica, onze é achad assar - que poderia ser traduzido como "o que vem depois do dez".

No Velho Testamento, José, que se tornaria um grande intérprete de sonhos, foi o décimo primeiro filho de Jacó. Apesar de não ser o seu primogênito (mas o primeiro filho de Raquel, a mulher que Jacó mais amava) José era o mais querido. Cada vez que José contava um dos seus estranhos sonhos para os irmãos, os dez ficavam possuídos de ódio. Numa ocasião, ao dizer que sonhara que o sol, a lua e onze estrelas se curvavam para ele acabou mal interpretado, simplesmente porque acreditaram que os dez irmãos deveriam se humilhar para ele. Leia em Gênesis 37:8-11.


No Novo Testamento, onze era o número dos Discípulos de Jesus, depois da traição de Judas Iscariotes.

Segundo Chevalier, nas tradições africanas, o número onze está relacionado aos mistérios da fecundidade, pois a mulher mãe tem onze aberturas, enquanto o homem tem apenas nove. Aliás, dizem que o esperma é capaz de levar onze dias para chegar à sua destinação e fecundar o óvulo materno.

Uma antiga ilustração do livro de devoção chamado Ars moriendi, do século XV, pode ter servido de inspiração para a concepção artística da carta XVI do Tarô, A Torre (veja a foto abaixo). Nela, podemos observar um homem posicionado entre duas torres! Numa interpretação esotérica simples, os 5 sentidos do homem são somados ao poder destrutivo do número 11, totalizando 16 - A Casa de Deus. A "casa de Deus" é coração do homem em busca de uma possível iluminação.

Ars Moriendi, séc. XV - Speculum Humanae Salvationis , 1482
Bibl. Municipal de Marselha

No I Ching, onze é o número pelo qual se constitui o acordo entre a Humildade e o Poder - o T'ai, o caminho a ser percorrido entre a Terra e o Céu. T'ai, significa literalmente "elevação". Aliás, Elevação é o Rito de passagem de um Aprendiz ao segundo patamar do Conhecimento Maçônico. Curiosamente, eleven (onze em inglês) também possui derivações no latim "elevatione". Vem daí as palavras elevarelevador, "máquina que faz subir - ou descer - para outros planos".

Por isso, os maçons consideram o onze um número particularmente misterioso, porque exprime a reunião de 5 e 6, que são os algarismos que representam, respectivamente, o Micro e Macrocosmo. Segundo os Mestres da Arte Real, o onze requer uma atenção especial, pois a soma de 4 e 7 resulta um poder inquebrantável; 3 + 8 totalizaria uma Inteligência bem conduzida; e 2 + 9 a irradiação da Sabedoria Divina. Por isso é um número consagrado a Cadeia de União.


No Zodíaco, Aquário é o décimo primeiro signo astrológico (20 de janeiro a 18 de fevereiro, dependendo da transição solar). Curiosamente, 20+18 = 38 (3+8= 11).

Na numerologia, 11 é considerado um Número Mestre. Os numerólogos chamam de Mestre os números que por duplicarem o primeiro algarismo parecem aumentar o seu valor em potência. Os mais conhecidos são os números 11, 22 e 33. Futuramente dedicarei um artigo especial sobre esse assunto (inscreva-se para receber uma notificação sobre isso).

Segundo Kay Lagerquist e Lisa Lenard, o número 11 costuma trafegar entre a grandeza e a autodestruição, pois ele é o extremo entre a Ignorância e à Iluminação. Por isso é conhecido por sua sensibilidade. Todos que nascem em um dia 11 - ou que ao somarem a data de nascimento resulte esse número - são indivíduos que costumam inspirar os outros, pois nasceram para elevar a humanidade. Trata-se, portanto, de uma difícil missão.


Não deixe ler também as curiosidades ocultas:


Na língua portuguesas, "onze-letras" é sinônimo de alcoviteiro, uma referência ás 11 letras da palavra; onzeneiro é o mesmo que fofoqueiro e onzenar significa agiotar.

A Portulaca grandiflora (imagem abaixo) é uma planta nativa da América do Sul e também do continente asiático. Por causa de sua floração ocorrer quase sempre próximo ao meio-dia, quando o sol fica mais forte, ela é conhecida como Onze-horas.

Flores das Onze-horas

A Primeira Guerra Mundial terminou no décimo primeiro dia do décimo primeiro mês de 1918. A expressão “a décima primeira hora” sugere urgência, porque esta é a última chance para fazer as coisas.

Onze jogadores entram em campo num time de futebol. Segundo Rodrigo Ratier, da Revista Super Interessante, existem duas explicações para isso. A primeira é que o número seria uma homenagem aos 11 colégios que participaram da reunião que determinou as regras do esporte em 1863, na Inglaterra; a segunda, diz que 11 era a quantidade de atletas nos times da Universidade de Cambridge, também na Inglaterra, a primeira a publicar as definições básicas do jogo. Na época, cada classe tinha apenas dez estudantes, mas os times, porém, eram completados pelo inspetor dos alunos, para quem sobrava a ingrata tarefa de jogar como goleiro.


A Apollo 11 foi a primeira nave espacial tripulada a pousar na lua.

No calendário maia, o ciclo de tempo atual terminou em 21 de dezembro de 2012, às 11 horas e 11 minutos. Felizmente o mundo não acabou, mas impulsionado pelo misticismo, o filme "11-11-11", de Darren Lynn Bousman, foi lançado um ano antes em 11 de novembro de 2011. O projeto, que foi um fracasso de bilheteria, falava sobre uma entidade diabólica que tentava invadir a Terra através do 11º Portal Celeste. Veja o trailer:




Em 1968, no filme "O Bebê de Rosemary", de Roman Polanski, o personagem vivido por Mia Farrow tenta duas vezes marcar uma consulta com o seu obstetra às 11 horas; mas foi às 23h (onze da noite) que ela recebeu a notícia da morte de seu velho amigo e confidente, Hutch. "O Bebê de Rosemary" foi um sucesso de público e crítica, mas antes de sua estreia a Igreja tentou proibi-lo alegando desrespeito: o filme atacava duramente a Instituição e narrava a presença do demônio em rituais de bruxaria. 

Onze (em inglês, Eleven) é o apelido Jane Hopper, uma das personagens da série americana "Stranger Things" que possui poderes paranormais de levitação e telepatia.

Na Tabela Periódica, o Sódio (Na) é um elemento químico que possui 11 prótons e 11 elétrons. É um elemento de origem mineral que unido ao Cloro, forma o Cloreto de Sódio (NaCl), ou sal, como o conhecemos de forma comum. O processo de fabricação do sal é físico e não químico e o uso excessivo é capaz de causar graves problemas de saúde como a hipertensão arterial.


A fama de que o número 11 está ligado às tragédias ou destruições se consolidou com a queda das Torres Gêmeas, em 2001. O atentado ocorreu no dia 11 de setembro (1+1+9= 11). Curiosamente, 11 de setembro é o 254º dia do ano (2 + 5 + 4 = 11). As torres do World Trade Center formavam, segundo as pessoas, um gigantesco número 11. O primeiro avião a atingir a Torre Norte foi o Voo 11 da American Airlines. A tripulação era formada por 11 pessoas e havia 92 (9+2) passageiros a bordo...


Sobre esse assunto, existe uma curiosidade que até hoje circula pela internet: ao digitar em caixa alta os caracteres Q33NY, Word, na fonte Windings, aparece um avião na direção a dois edifícios, uma caveira e uma Estrela de Davi. Essa história curiosa começou em 1992 após o lançamento do Windows 3.1. Um internauta descobriu que os caracteres NYC - também digitados em caixa alta na fonte Wingdings - eram transformados em uma caveira, uma estrela de Davi e um sinal de positivo (faça o teste no Word) - uma mensagem criptografada de aprovação à morte de judeus, comunidade bastante ligada a Nova Iorque. A Microsoft negou qualquer intenção pelo fato, alegando que se tratava de uma coincidência.



Para terminar, Nova York tornou-se o décimo-primeiro estado dos Estados Unidos, em 26 de julho de 1788; e esse artigo que você acabou de ler foi escrito e publicado por mim no dia 11 de fevereiro de 2019.

E isso não foi uma coincidência.

Priom
SOBRE O MESTRE INTERIOR
O Mestre Interior explora questões fundamentais do Conhecimento sobre temas como filosofia, comportamento, espiritualidade e religião. Foi criado em 2009 e até o momento acredita que a função de um mestre verdadeiro é ajudar a ver Deus em nós mesmos. Meu nome é Priom e se quiser saber mais clique aqui.

CONVERSATION

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário!