O Dia dos Irmãos gêmeos


A palavra irmão, em latim germano, significa “germe que provém do mesmo fruto”. Faço esse preâmbulo para lembrar que os católicos comemoraram os santos gêmeos Cosme e Damião, e os umbandistas, celebram os Erês, espíritos que aflora em cada um a criança interna e a natureza sensível.



Primeiro falarei sobre os santos gêmeos, Cosme e Damião, que morreram em cerca de 300 d.C. A igreja comemora no dia 26 de setembro pois, segundo o calendário católico, o dia 27 de setembro é o dia de São Vicente de Paulo.

Há relatos que atestam que os gêmeos eram originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Pasio. Estudaram medicina e veterinária na Síria e depois foram praticá-la em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, "inimigos do dinheiro". Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram. Foram perseguido por Diocleciano, acredita-se que foram decapitados e os alguns fiéis transportaram seus corpos para Roma. Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.



E por ultimo, jamais deixaria de citar os Erês. Primeiro por respeito à minha infância (quando corria atrás de doces pelas ruas do subúrbio! Ô saudade!); segundo, pela sintonia à nossa cultura universalista. Como eu sou adepto da religião chamada Honestidade, reverencio o Mestre Interior dos que possuem a Fé como fio condutor ao Grande Arquiteto do Universo. Abomino o preconceito e o abandono da cultura brasileira em troca de interesses de certos núcleos religiosos.

O QUE SÃO ERÊS?


Os Erês são forças intermediárias entre a pessoa e seu Orixá É por meio dos Erês que o Orixá expressa sua jovialidade, sua alegria. A palavra “Orixá” significa “intermediação com o Criador” (Ori, cabeça, e Xá, vontade interior); e Eré vem do iorubá, iré, que significa "brincadeira, divertimento, bom-humor". Os Erês aparecem instantaneamente logo após o transe do orixá. Portanto, é um absurdo confundir a palavra "erê" com “criança”, que em iorubá, possui outro sentido que é omodé). Ou seja, os Erês são os intermediários entre o iniciado e o orixá. Para mim, em particular, os Erês são a representação da descontração, da alegria e do bom humor que o Iniciado - seja ele seguidor de qualquer segmento religioso - deve ter e manifestar na sociedade e no seu dia a dia.



Porquanto, saúdo os meus irmãos que leem esse texto, aos confrades, correligionários, camaradas, companheiros e chapas; irmãos adotivos, irmãos consanguíneos, irmãos de armas, camaradas de luta! Irmãos de Iniciação! Nunca se esqueçam: assim como os gêmeos Cosme e Damião (Acto e Pasio), somos médicos morais! Remediamos a humanidade com atos e pensamentos edificadores para levar alegria ao mundo. Sempre. Nunca se esqueça que o principal argumento que nos une a esse ideal é a Verdadeira Fraternidade.


Priom
SOBRE O AUTOR E O BLOG
O Mestre Interior tem o propósito de estimular o conhecimento, ampliar a consciência e transformar sonhos em atitudes. Foi criado em 2009 acreditando que a função de um mestre espiritual é ajudar a ver Deus em nós mesmos. Meu nome é Priom e se quiser saber mais clique aqui.

CONVERSATION

2 Comentários:

  1. No final, nós, eternos irmãos, uniremos nossas vozes e glorificaremos o Todo através de uma canção de amor e beleza :]
    Um forte abraço, irmão!

    ResponderExcluir
  2. Concordo, Hugo, Deus é Uno!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário!