O homem que se tornou Deus


Embora escrito por um pesquisador, "O Homem que se tornou Deus” é um dos livros mais vibrantes que surgiram no mercado livreiro nesses últimos anos. Resultado de dez anos de trabalho, o livro aborda a trajetória de Jesus – filho de uma mulher muito mais jovem chamada Maria, com o sacerdote, José - no seu segundo casamento - um homem bem mais velho, respeitado, mas de caráter difícil.



Tão detalhista quanto factual, a narrativa é um retrato humanizado, sem retoques, sobre um jovem judeu preocupado com a vida política e social de sua época - uma Palestina dividida em três facções religiosas: os fariseus, samaritanos e os saduceus. Confrontando ideologias políticas e filosóficas, o jovem Jesus procura compreender o verdadeiro papel da religião no comportamento social do homem daquela época. Ao se deparar com a hipocrisia, interesses, vaidades e inveja, inicia uma re-interpretação do que aprendeu com os ladrões, prostitutas, monges e enganadores da fé até conseguir formalizar os princípios de sua principal filosofia: o respeito e o amor ao próximo.



MINHA OPINIÃO?

"O Homem que se Tornou Deus" é um livro obrigatório para os amantes da boa leitura. A narrativa é tão envolvente que obriga o leitor vivenciar uma viagem mística ao antigo oriente. O autor narra em detalhes a vida de um sujeito comum, controverso, inquieto e questionador em busca de um sentido para a vida. A partir daí, revivemos os passos do protagonista tentando esclarecer alguns mistérios que permaneceram obscuros no Antigo Testamento, mas que nos Livros Apócrifos são recontados. Ao detalhar as passagens sobre os costumes e a cultura dos essênios, da doutrina budista, dos hábitos egípcios, dos vícios romanos e do pensamento grego - num caldeirão chamado Palestina - todas as respostas vão se revelando e aumentando o nosso interesse.

O livro pode ser lido por qualquer pessoa, independente da religião. Jesus é retratado com tanta humanidade e proximidade que não há como deixar de admirá-lo. A sua misteriosa história fascina tanto no universo religioso quanto no da ficção dos quadrinhos (leia sobre isso no meu próximo artigo).



Coincidentemente à recente descoberta de um fragmento de papiro do século IV, pela historiadora Karen L. King, em que Jesus se referiria a uma companheira, o livro descarta essa possibilidade. No final do livro, Messadié reúne num posfácio cinquenta páginas de fontes e documentos relativos à sua rica pesquisa.


CONVERSATION

13 Comentários:

  1. Boas, onde e como posso comprar esse livro uma vez que o único que consigo encontra é do círculo de leitores e esse não é de todo o que procuro. Se souber realmente onde posso comprar fico desde já agradecida,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Andrea, vou procurar e prometo uma resposta.

      Excluir
    2. Muito obrigado. Fico a aguardar.

      Excluir
    3. Não precisa agradecer. É um dever, pois esse livro é uma pérola literária que deveria ser reeditada.

      Excluir
    4. Boa tarde, será que já tem alguma resposta para mim. É que o meu irmão faz anos agora em Dezembro e gostaria muito de lhe oferecer esse livro.

      Excluir
    5. Ainda não; tô pesquisando, Andrea... :-(

      Excluir
    6. Andrea, você já deu uma olhada nesse site http://www.estantevirtual.com.br/ ?

      Excluir
    7. Okis vou dar uma olhada! :) obrigado

      Excluir
    8. tenho esse livro em pdf

      Excluir
    9. tenho esse livro em pdf Regis.caixeta@hotmail.com

      Excluir
    10. andrea.soares80@gmail.com sera que me pode enviar o pdf :)

      Excluir
    11. Oi, Andrea, você não conseguiu ainda? O leitor forneceu o e-mail dele. Tenta entrar em contato...

      Excluir
  2. Gostaria muito de ler esse livro, mas infelizmente só encontro no Brasil e vivo em Lisboa, Portugal. Seria possível enviar-me em PDF? Obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário!