14 de fevereiro de 2011

O Enigma do Oito


O Enigma do Oito - de Katherine Neville

Um mistério de mil anos envolve um jogo de xadrez que reúne a Maçonaria, maçons, artistas, políticos, matemáticos, músicos, filósofos, freiras e enxadristas. Este é um romance que surpreende o leitor desde o início. Ele apresenta o misterioso Xadrez de Montglane - joia preciosa que pertenceu ao Imperador Carlos Magno, e que traz, camuflada nas peças e no tabuleiro, uma fórmula de poder do infinito.




MINHA OPINIÃO?
Eu li a primeira edição desse livro há vinte anos - e confesso que releio até hoje! É um dos mais brilhantes romances de mistério, que mesclando fatos históricos e ficção, recria o universo da Revolução Francesa, as origens da Maçonaria, ritos lunares, numerologia, ciência, filosofia e física quântica. Tudo numa linguagem inteligente que não subestima o leitor mais exigente. Por isso, a dica.

Fica difícil acreditar, mas até hoje eu me pergunto o porquê de Hollywood não ter transformado esse romance em filme, haja vista, que livros menos empolgantes (como os de Dan Brown, que seguem o mesmo filão), mereceram destaque. Também pudera: na época em que "O Enigma do Oito" foi lançado (nos idos de 90) não havia merchandising digital como existe atualmente. Mas cumpro o meu dever em recomendá-lo agora.
Editora Rocco 

2 comentários :

  1. Confesso que fiquei muito interessado nesse livro na ultima vez que fui na livraria... Agora, com certeza vou querer ler!

    ResponderExcluir
  2. Hugo, eu tenho certeza de que não se arrependerá. Esse é o tipo do livro que você não consegue largar. Leia e depois me conte.

    ResponderExcluir