Expedito: o santo das causas urgentes



Expedito é um dos santos mais populares do Brasil. Para os devotos, ele é "o santo da última hora" - aquele ao qual se pode recorrer nas causas urgentes - seja de saúde, finanças ou questões espirituais. Sua veneração vem de muito tempo e sua história - por vezes curiosa - é repleta de lendas que se entrelaçam, de religiões completamente diferentes e até de interesses de cunho intimamente político.


Até o início do século passado, a Igreja mostrou-se contrária ao seu culto alegando que seus seguidores fragmentariam a religião. Essa opinião, a principio conservadora, era igualmente compartilhada com outros santos também populares: São Jorge, os gêmeos Cosme e DamiãoSão Sebastião e Santo Antonio de Categeró. Mas o bom senso acabou prevalecendo e a Igreja curvou-se diante da fé popular: São Expedito acabou sendo um dos santos mais festejados no Brasil.

Pouco se sabe sobre São Expedito. As lendas contam que ele era um grande comandante da 12ª Legião romana aquartelada em Melitene, uma cidade situada no sudeste da Turquia. Sua principal missão era proteger o Império das constantes invasões bárbaras e dos conflitos religiosos que comumente ocorriam naquele território. Devido à aproximação e a interação cultural desse caldeirão efervescente, Expedito acabou se convertendo ao Cristianismo. Por esse motivo foi expulso da Legião e condenado à decapitação pelo imperador Diocleciano, no ano 303 d.C.


Não existem outros detalhes sobre a vida pessoal de Expedito, mas muitos anos após a sua morte, no século VIII, ele já era cultuado na Germânia e na Sicília. Logo o seu nome e as crendices se espalharam pela Europa; e por volta do século XVII, tornou-se padroeiro dos advogados e dos juízes: muitos juravam que na sua invocação os processos judiciais corriam com êxito. A sua imagem altiva, segurando uma cruz e pisando no corvo negro, foi inspirada em uma campanha publicitária da Igreja que convidava os pagãos para não adiarem para o dia seguinte a conversão ao Cristianismo.


NA ORIGEM DO NOME, UM ERRO DE INTERPRETAÇÃO

Santo Expedito é envolto em lendas. Dizem que seu nome, por exemplo, teve origem em uma palavra rabiscada a carvão num ataúde abandonado misteriosamente na porta de um convento francês. A palavra, em latim, "EXPECDITUS", significava "expedido", "entregue". Dentro do caixão havia os restos mortais do que parecia ser de um religioso. Surpresas com o conteúdo macabro, as freiras do convento traduziram a inscrição como expédié - palavra, que traduzida para o francês, significava "urgente".



A cúpula do convento acreditou que os ossos haviam sido provavelmente removidos das antigas catacumbas de Roma por alguém que desejava que o religioso fosse enterrado num lugar santo. Isso explicava a encomenda abandonada às portas do convento e a lacônica mensagem: "ENTREGUE".

Dizem que após a chegada do esqueleto misterioso, vários acontecimentos milagrosos aconteceram no convento. Ao ouvir as estranhas histórias o povo iniciou uma peregrinação. As freiras passaram a divulgar os milagres que o defunto "expedito" promovia após ter sido impiedosamente assassinado pelas hordas romanas depois de pregar a conversão aos pagãos. Foi deste modo que Expedito, o santo, ganhou um nome e novos dados biográficos.

Santo Expedito é venerado na França, Alemanha, Espanha, Portugal, Itália e na América Latina. Ele é padroeiro das causas urgentes, patrono dos estudantes, dos advogado nas questões jurídicas, dos comerciantes e dos militares. Sua festa litúrgica é em 19 de abril.

CONVERSATION

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário!