Horóscopo da Saúde - saiba o que seu signo diz sobre seu corpo


A astrologia mostra como os signos, planetas e elementos se relacionam a órgãos, sistemas e partes do corpo, influenciando nossa vitalidade e imunidade. Conhecer essas associações ajuda a saber quais são seus pontos fracos, prevenir doenças e tomar atitudes saudáveis.

A vitalidade e a saúde não são apenas consequências de nossos hábitos, estilo de vida e de herança genética. Os astros regem órgãos, sistemas e partes do corpo, apontando a predisposição de um indivíduo a certas doenças. Esse é o ponto de partida para o horóscopo da saúde. Segundo essa perspectiva, o signo solar (correspondente ao dia em que você nasceu), os planetas e os elementos (fogo, terra, ar e água) regentes do signo determinam pontos vulneráveis e qualidades físicas e psicológicas que podem estar na raiz dos problemas de saúde.

Apesar de ser complexa essa relação entre os astros, a constituição física e a Energia Vital, é fácil compreender que cada um dos 12 signos do zodíaco está associado a uma parte do corpo e é, por sua vez, regido por um planeta que também corresponde a um órgão ou sistema. Nativos de Áries, Leão e Sagitário, signos de fogo, costumam ser energéticos e vigorosos. A Terra confere a Touro, Virgem e Capricórnio força e resistência à doenças. Gêmeos, Libra e Aquário, do elemento Ar, vivem no mundo mental e podem negligenciar os cuidados com o corpo. Por fim, a emotividade e a suscetibilidade dos signos de Água, Câncer, Escorpião e Peixes, pode tornar os nativos fisicamente vulneráveis.

É claro que o mapa astral individual proporciona uma análise ainda mais apurada da Saúde da predisposição às doenças, pois são levadas em conta a localização dos planetas no mapa e todos os aspectos favoráveis ou desfavoráveis formados entre eles.

Veja a seguir a relação entre seu signo e a saúde. Se você sabe qual é o seu ascendente, leia também o texto referente à ele.


O elemento Fogo, regente do signo, confere aos arianos muita vitalidade física e energia. Áries rege a cabeça, os centros motores do cérebro e a circulação do sangue na região do crânio, predispondo o nativo a febres, vertigens, tonturas, enxaquecas e dores de cabeça. Não é por acaso que o signo é simbolizado por um carneiro que, cheio de coragem, investe de cabeça nos desafios do cotidiano. Seu planeta regente, Marte, deus da guerra na mitologia greco-romana, está relacionado aos músculos, dotando os arianos de força, destreza e agilidade. Marte também predispõe o nativo a ferimentos, cortes e queimaduras, causadas pela falta de controle dos impulsos.

Equilíbrio e sua saúde
Compense seu instinto agressivo natural com atividades relaxantes. Refreie a tendência a hiperatividade e reserve momentos para o descanso físico e mental. Pratique esportes ou exercícios para descarregar o excesso de energia. Vá devagar e aprenda a respeitar os limites do corpo.


Como o animal que simboliza o signo, os nativos exibem uma sólida constituição corporal. Touro rege a região da garganta, as glândulas adenoides, as amígdalas, a laringe e a glândula tireoide. Os problemas relacionados a essa regência variam de dores de garganta, distúrbios da tireoide (que mexe com o equilíbrio hormonal) e problemas nas cordas vocais. Como o signo está associado aos cinco sentidos - é regido pelo planeta Vênus, deusa da beleza, e pelo elemento Terra -, os taurinos são ligados ao mundo material e aceitos aos prazeres da vida. Amantes dos pratos sofisticados e das guloseimas, tornam-se propensos ao ganho de peso e aos problemas causados pela ingestão excessiva de gordura e açúcar.

Equilibre sua saúde
Adote uma dieta saudável e moderno o consumo de doces e salgadinhos. Mudar os hábitos alimentares pode ser uma tarefa árdua, pois os taurinos são teimosos e preguiçosos. Sua saúde agradece se você descobrir formas de prazer não necessariamente ligados a satisfação dos sentidos.


Os geminianos são extremamente inquietos devido à natureza curiosa e à necessidade de estímulos mentais. Com raciocínio rápido e inteligência privilegiada, pecam pela superficialidade e a falta de concentração. Regidos pelo volátil elemento Ar, não consegue ficar parados, costumam ter tiques nervosos e mexer muito as mãos. Seu planeta regente, Mercúrio, Deus greco-romano da comunicação, rege os pulmões e o sistema nervoso. Bronquite, asma e pneumonia podem rondar a vida dos geminianos, ao lado da insônia, da síndrome do pânico e dos distúrbios nervosos causados pela tensão e exaustão mental. A respiração curta também pode estar por trás de problemas como o cansaço e ansiedade.

Equilíbrio e sua saúde
Desligue-se e procure frear a efervescência mental. Comece evitando fazer duas coisas ao mesmo tempo (algo tipicamente geminiano), como ler um livro, responder mensagens em aplicativos, ouvir música e assistir tevê. Relaxe e pratique algum tipo de atividade que desenvolva a concentração e o ritmo. Faça exercícios de respiração profunda, como os da ioga, e saia para passear ao ar livre.


Nativos do elemento Água, os cancerianos são emotivos, imaginativos e altamente sensíveis. São apegados ao lar, às raízes e ao passado, domínios da Lua, seu planeta regente. Muito suscetíveis e, às vezes, atormentados pelas preocupações e pelo pessimismo, tendem a apresentar problemas digestivos, como azia, náuseas, úlceras e gastrites. Pois as doenças do estomago, regido por Câncer, estão intimamente ligadas ao estresse emocional. Como a Lua rege a maternidade, também seios, útero e ciclo menstrual estão na esfera de influência do signo. A TPM e as alterações da menstruação podem ser reflexo do estresse emocional da canceriana.

Equilibre sua saúde
Expresse seus sentimentos e alivie seu coração. Aprenda a perdoar  e a deixar o passado para trás. Adote uma dieta saudável e resista às comidas pesadas. Como a Lua rege os líquidos do corpo, evite o consumo exagerado de sal, que pode provocar retenção de líquidos e inchaços.


Passionais, dramáticos, vaidosos, inovadores, os leoninos são regidos por nada menos que o Sol, o astro-rei, que na astrologia simboliza a vitalidade e o sistema circulatório. Ardentes como seu elemento, o Fogo, os nativos desse signo agem movidos pelo coração, seu órgão mais vulnerável. Enquanto ele oscila, batendo forte, embalado pelas paixões, ou enfraquecido, pelas desilusões, os nativos estão sujeitos a problemas cardíacos, hipertensão, arteriosclerose e acidentes vasculares (derrames). Dores nas costas e problemas de coluna também podem ser familiares aos leoninos e têm a ver com a rigidez e necessidade de controle com que costumam encarar a vida.

Equilibre sua saúde
Exercícios de alongamento corrigem sua postura - favorecem sua flexibilidade, evitam ou amenizam as dores nas costas. Faça ginástica e caminhadas, que fortalecem a capacidade cardiorrespiratória. Existe o fumo e alimentos ricos em gorduras e colesterol, inimigos do coração.


Críticos, exigentes e perfeccionistas, os virginianos tendem a analisar, organizar e dividir em categorias todas as experiências da vida. O órgão regido por seu signo, o pâncreas, responsável pela assimilação dos nutrientes dos alimentos, exerce a mesma função no corpo. Como essa relação se estende a todo p trato digestivo, predispondo os nativos a distúrbios gástricos e intestinais, eles deveriam ser extremamente analíticos também com a dieta. Signo do elemento Terra, Virgem é regido por Mercúrio, elétrico planeta da comunicação, o que torna os nativos alvo de ansiedade e nervosismo ou, por outro lado, expostos à depressão e ao pessimismo.

Equilibre sua saúde
Procure ser bem seletivo à mesa, privilegiando grãos, frutas e legumes. Prefira comidas leves e não abuse dos alimentos condimentados. Pratique ioga, meditação ou qualquer outra atividade que alivie a tensão e o estresse emocional causados pelo perfeccionismo e excesso de autocrítica. Relaxe e limpe a mente de pensamentos indesejados.


Os nativos desse signo do elemento Ar são encantadores, sensuais e valorizam acima de tudo os relacionamentos. Horrorizados pela ideia de ficar sozinhos, tendem a se anular e agir segundo as expectativas dos outros, sempre engolindo os sapos a fim de conquistar amor e respeito. Não por acaso, Libra rege os rins, os filtros do corpo responsáveis pela eliminação dos resíduos prejudiciais. Filtrar é, portanto, um verbo que os librianos devem conjugar diariamente, à mesa e nas relações pessoais. A astrologia também liga os rins aos olhos - e todos órgãos aos pares. A analogia remete ao planeta regente Vênus, deusa greco-romana da beleza que dá aos nativos um apurado senso estético.

Equilibre sua saúde
Aprenda a seu impor e dizer não preservando seus limites. Evite o consumo de alimentos forte e bebidas alcoólicas que possam sobrecarregar os rins. Beber água contribui para a eliminação de toxinas, mas cuidado com o excesso, pois os librianos são sujeitos a retenção de líquidos e inchaços.


O mais profundo e misterioso dos signos, regido pelo elemento Água, traz uma complexa relação com as transformações profundas e o sexo. Escorpião rege os órgãos genitais e o cólon, colocando o nativo sob risco de infecções urinárias, doenças sexualmente transmissíveis e distúrbios intestinais. Intensos, magnéticos e atraentes, os escorpianos são regidos também pelo planeta Plutão, deus greco-romano dos infernos e do mundo dos mortos, que os conduz aos profundos domínios emocionais. E também dá propensão a doenças hereditárias. Como o signo está ligado também aos processos de excreção, os nativos podem sofrer de maus funcionamento do intestino.

Equilibre sua saúde
Adote uma dieta rica em fibras, que contribui para o bom funcionamento intestinal, privilegiando massas, frutas e legumes. Pratique atividades para extravasar sua intensa energia, que, quando acumulada, pode ser autodestrutiva. Pratique exercícios de relaxamento, ioga e meditação.


O planeta regente do signo, Júpiter, deus supremo do panteão greco-romano, é associado a sorte, expansão e prosperidade. Mas também a todo tipo de excesso, o que expõe os sagitarianos ao risco de acidentes - que a boa sorte jupiteriana impede de serem mais graves. Essa postura é agravada pelo indomável desejo de aventura, estimulada pelo elemento regente, o fogo. Outra forma de exagero ocorre à mesa, com reflexos imediatos na balança. O fígado, órgão regido pelo signo, costuma trabalhar dobrado por causa da alimentação desequilibrada. Há o perigo também de doenças infecciosas, como hepatite, causada pelo consumo de comida ou água contaminadas, principalmente em viagens longas, que também são favorecidas para os nativos desse signo.

Equilíbrio e sua saúde
Combata a tendência a ser indulgente dos cuidados com o corpo e controle seu apetite, à mesa e em todas as áreas da vida. Evite excesso de gorduras, frituras e álcool, que fazem mal ao fígado. Cultive também a religiosidade e a espiritualidade (ligadas a Sagitário), buscando também alimento para a alma.


Os capricornianos são conservadores, determinados e disciplinados, características reforçadas por seu elemento regente, a Terra, que lhes confere senso prático e estabilidade. Entretanto, sentem dificuldades em delegar e se sobrecarregam com o peso do mundo nas costas. É por isso que os joelhos são regidos por Capricórnio. Endurecidos, os nativos têm simbolicamente a dificuldade de se ajoelhar, serem mais flexíveis e abrir mão do orgulho. Artrite, nevralgia, reumatismo são problemas de saúde associadas ao signo. Seu planeta regente, Saturno, Deus do tempo, dos limites e das estruturas, influencia os ossos (a estrutura do corpo) e a pele, que assinala os limites de cada indivíduo. Alergias, eczemas, osteoporose e problemas dentários estão relacionados a Capricórnio.

Equilibre sua saúde
Reconheça seus limites e não se sobrecarregue de responsabilidades. Reserve mais momentos para o lazer, a família e os amigos, administrando melhor o tempo, regido por seu planeta, Saturno. Faça alongamentos e exercícios de flexibilidade.


Os aquarianos são idealistas, fraternos e cheios de preocupações sociais e comunitárias. Mentais ao extremo, como todos os nativos do elemento ar, podem adotar um estilo de vida elétrico e excêntrico, como Urano, seu planeta regente, relacionado ao sistema nervoso. Como Aquário, por sua vez, rege o sistema circulatório, distúrbios nesse âmbito costumam se refletir nos tornozelos, a parte do corpo regida pelo signo. Os nativos podem ter inchaços, varizes de câimbra na parte inferior das pernas. A ansiedade e o estresse típicos dos aquarianos refletem-se também em hipertensão e distúrbios nervosos.

Equilíbrio e sua saúde
Evite o fumo e as gorduras, exercite-se e pratique corrida, ginástica ou natação. Cultive as amizades e as atividades em grupo, o que satisfaz sua ânsia por união e fraternidade. Como sua agenda costuma ser caótica, procure regar seus horários e estabeleça ritmo em sua vida. Faça caminhadas e ande bastante descalço na terra para descarregar a eletricidade de Urano.


Nativos do fluido imutável o elemento Água, os piscianos são sensíveis românticos, criativos e intuitivos. Altamente impressionáveis, podem ser vítimas da própria imaginação fértil, criando doenças imaginárias ou psicossomáticas. Se o planeta regente, o misterioso e insondável Netuno, deus dos oceanos, explica a atração que os piscianos sentem pelos estados alterados de consciência, provocado por drogas, álcool e até pelo êxtase religioso. Peixes governa o sistema linfático, meio predominantemente líquido, responsável pelas defesas imunológicas. E rege os pés, ponto fraco dos piscianos. Eles simbolizam também a dificuldade dos nativos de manter o pé no chão, preferindo viver com a cabeça no mundo da fantasia.

Equilibre sua saúde
Tome cuidado com sua sensibilidade a drogas, álcool e remédios. Dê atenção aos pés, por meio de massagem e escalda-pés e use sapatos confortáveis. Comprar água é essencial a esse signo, banhos contribuem para a recuperação física, mental e emocional.


Priom
Mestre Interior
Meu nome é Priom e permaneço em processo constante de conhecimento sobre mim mesmo, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilho aqui conteúdos apurados  sobre Numerologia, Astrologia, Espiritualidade e religião. Saiba mais sobre mim e o blog aqui.

CONVERSATION

2 Comentários:

  1. Maravilha...certo com os signos da minha família.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário, Gilmara Pinheiro! Namastê!

      Excluir

Obrigado por deixar seu comentário!