São Longuinho: o santo dos três pulinhos


São Longuinho é um santo não-canônico da Igreja Católica. Viveu no século I, tendo sido contemporâneo de Jesus 



Das muitas histórias populares que surgiram, acredita-se que Longinus (seu nome, em latim) tenha sido o centurião que perfurou Cristo com uma lança, de acordo com os Evangelhos.



Conta-se que o líquido saído do corpo de Jesus teria respingado em seus olhos, curando-o instantaneamente de uma grave doença ocular. Uma vez curado, Longinus se converteu ao Cristianismo, abandonou definitivamente o exército romano transformando-se num monge cristão. Em sua peregrinarão percorreu toda a Cesárea e a Capadócia - atual Turquia.



Algumas imagens de São Longuinho o representam como um monge mendicante segurando uma lamparina diante dos olhos (devido a sua cura); outras, como um soldado romano armado de uma lança. A imagem de um monge mendicante é a mais popular e lembra bastante a nona carta do Tarô: o Eremita.


Na tradição popular, São Longuinho é invocado para encontrar objetos perdidos – sejam eles materiais ou imateriais. Após a morte, sua fama se espalhou pelo mundo e surgiram diversas crendices. A mais conhecida é aquela dos “pulinhos”. As pessoas davam três pulinhos, faziam os seus pedidos para acharem os pertences, que depois de encontrados, retribuíam ao até então santo popular. A repetição deste gesto era de alguma forma um “agradecimento” ou reconhecimento da fé cristã que antes sem querer o santo desprezou.

No Brasil e Espanha, a comemoração ocorre no dia 15 de março. Sua festa é comemorada no Leste Europeu em 16 de outubro.


Priom
SOBRE MIM
Meu nome é Priom e há onze anos criei esse blog para ser uma via de Transformação e Crescimento Espiritual. Se quiser saber mais clique aqui.

CONVERSATION

2 Comentários:

  1. São Longuinho nunca me deixou na mão. Além dos três pulinhos dou três beijinhos tb? Crendices que funcionam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo é válido! TUDO é válido! (rsrsrsrs)

      Excluir

Obrigado por deixar seu comentário!