14 de março de 2014

São Longuinho

São Longino ou Longuinho, como é popularmente conhecido, é um santo não-canônico da Igreja Católica. Viveu no século I, tendo sido contemporâneo de Jesus. Das muitas histórias populares que surgiram, acredita-se que Longinus (seu nome, em latim) tenha sido o centurião que perfurou Cristo com uma lança, de acordo com os Evangelhos. Conta-se que o líquido saído do corpo de Jesus teria respingado em seus olhos, curando-o instantaneamente de uma grave doença ocular. Uma vez curado, Longinus se converteu ao Cristianismo, abandonou definitivamente o exército romano transformando-se num monge cristão. Em sua peregrinarão percorreu toda a Cesárea e a Capadócia - atual Turquia.

Algumas imagens de São Longuinho o representam como um monge mendicante segurando uma lamparina diante dos olhos (devido a sua cura); outras, como um soldado romano armado de uma lança. A imagem (que ilustra esse artigo, por exemplo) – e a mais conhecida - lembra bastante a nona carta do Tarô: o Eremita.



Na tradição popular, São Longuinho é invocado para encontrar objetos perdidos – sejam eles materiais ou imateriais. Após a morte, sua fama se espalhou pelo mundo. Surgiram diversas crendices. A mais conhecida é a dos “pulinhos”. As pessoas davam três pulinhos, faziam os seus pedidos para acharem os pertences, que depois de encontrados, retribuíam ao até então santo popular. A repetição deste gesto era de alguma forma um “agradecimento” ou reconhecimento da fé cristã que antes sem querer o santo desprezou.

No Brasil e Espanha, a comemoração ocorre no dia 15 de março. Sua festa é comemorada no Leste Europeu em 16 de outubro.


SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR
Pryom PRYOM é Numerólogo e Espiritualista. Formado em Publicidade, desde jovem é empenhado em compreender a alma humana. Ministra palestras sobre Numerologia e encontros sobre o autoconhecimento. Se quiser saber mais, clique aqui. Se gostou do blog assine para receber os próximos artigos.

2 comentários :

  1. São Longuinho nunca me deixou na mão. Além dos três pulinhos dou três beijinhos tb? Crendices que funcionam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo é válido! TUDO é válido! (rsrsrsrs)

      Excluir