O que é essencial para ser feliz?


Pense com calma. Essa é uma pergunta que pode gerar várias respostas

Muitos filósofos concordam com a ideia de que o propósito da vida é a busca da Felicidade. Todos já ouvimos falar que o dinheiro não traz a Felicidade - mas cá entre nós - ele ajuda bastante!



Há alguns anos, o economista chileno Manfred Max Neef, prêmio Nobel na área de economia alternativa, apresentou uma teoria muito interessante sobre esse sentimento contraditório. Para ele, todos nós possuímos necessidades básicas similares que podem levar à tão almejada Felicidade, sem ser preciso ostentar luxo. Cada indivíduo, concluiu, pode construir e fartar-se conforme sua cultura, seu tempo, seu ligar e suas circunstâncias, ou ainda suas aspirações e limitações.



Partindo por essa linha de pensamento, o psicanalista Alberto Py concorda e afirma que uma das condições mais importantes para atingir a Felicidade consiste em nunca permitir que as coisas que não temos, que não podemos ter, ou que não devemos ter, estraguem a possibilidade de saborear as coisas que temos ou podemos ter. A Felicidade depende primeiramente de nossa relação com o nosso interior e não do que acontece à nossa volta. Daí, talvez, dê para entender porque mesmo desempregado, ou ganhando pouco, o brasileiro dança, ri, bebe, torce, reza,... e nunca - quer saber? - perde a esperança!



Para Max Neef não existe uma fórmula mágica para ser totalmente feliz, mas acredita que através de nove necessidades básicas, enumeradas por ele, o homem moderno consegue satisfazer plenamente esse desejo. São eles: a) Proteção, b) Afeto, c) Participação, d) Subsistência, e) Compreensão, f) Ócio, g) Criação, h) Liberdade e i) Identidade. Leia atentamente o gráfico abaixo e correlacione as necessidades básicas entre SER, POSSUIR, REALIZAR e SENSAÇÃO. Através dessa análise você poderá fazer uma reflexão sobre as atribuições das nove necessidades.

Tabela de Max Neef


Baseado no que você interpretou, responda a enquete abaixo. Assinale e veja o que os outros leitores responderam até agora sobre isso.



Priom
SOBRE O MESTRE INTERIOR
O Mestre Interior explora questões fundamentais do Conhecimento sobre temas como filosofia, comportamento, espiritualidade e religião. Foi criado em 2009 e até o momento acredita que a função de um mestre verdadeiro é ajudar a ver Deus em nós mesmos. Meu nome é Priom e se quiser saber mais clique aqui.

CONVERSATION

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário!