As Previsões dos Orixás em 2014 foram corretas?

COPA DO MUNDO

"(...) a vibração de Oxossi [será] inspiradora para (...) [os] atletas (...). [O orixá é muito] conhecido como um caçador munido de um arco e uma flecha. (...) Por isso, [essa] única flecha (..) deverá ser usada (...) com muito cuidado: um erro estratégico poderá ser fatal. Um acerto renderá a perpetuação de um sonho".

COMENTÁRIO
A humilhante derrota da Seleção brasileira por 7x1 diante de milhares de torcedores jamais será esquecida. Equívocos que começaram desde a convocação aos erros de escalação, culminaram com a pior participação do país em Copas do Mundo. Além disso, a contusão de Neymar, nosso principal jogador, causou preocupação: o jovem artilheiro era a nossa única esperança de vitória! Se quisermos criar uma metáfora, Neymar seria a "flecha" solitária para vencer e chegarmos a uma final de uma competição tão esperada. Mas aí...


SAINDO DO ARMÁRIO 

"Logum Edé [por sua vez] é  uma entidade bissexuada (...). A sua vibração se fará presente nas manifestações (...) que os homossexuais buscam [criar] dentro da sociedade. (...) A exemplo do ano de 2013 haverá muitas discussões sobre os direitos [políticos] – principalmente sobre as relações homoafetivas; haverá progresso no meio jurídico, discussões e muitas celebridades continuarão revelando publicamente a sua homossexualidade."

COMENTÁRIO
O ex-jogador da seleção alemã, Thomas Hitzlperger, assumiu sua homossexualidade em uma entrevista ao jornal Zeit afirmando que "nunca se sentiu à vontade quando era obrigado a se sentar à mesa com 20 homens ouvindo piadas sobre gays"; o jogador de futebol americano, Michael Sam, virou o primeiro jogador do time dos fortões e o o nadador australiano Ian Thorpe declararam ser homossexuais; no Brasil, a atriz Alessandra Maestrini fez o mesmo; e o atual CEO da Apple, Tim Cook, declarou ao site BloombergBussinessweek "o orgulho de ser gay". Enquanto isso, na Rússia, o presidente Vladmir Putin impôs severas restrições à união de pessoas do mesmo sexo; na Nigéria, o presidente Goodluck Jonathan, sancionou uma lei que criminaliza relações entre pessoas do mesmo sexo com penas de até 14 anos de prisão, incluindo a pena de morte. A nova legislação nigeriana proíbe o casamento gay, as “relações amorosas” e a adesão a grupos de defesa dos direitos homossexuais. Na Índia, a Suprema Corte não derrubou as antigas leis que punem com prisão homens gays. O primeiro beijo gay masculino (foto) foi exibido em uma novela na tevê brasileira no horário nobre.


RADICALISMOS

"Grupos e facções radicais continuarão espalhando o antagonismo pelo mundo na tentativa de impor suas opiniões".

COMENTÁRIO
O início de 2014 foi marcado por diversas manifestações violentas pelo mundo. Na Tailândia, grupos contrários à primeira-ministra Yingluck Shinawatra provocaram tumultos e mortes. Países como Venezuela, Síria, Egito e Ucrânia também apareceram nos noticiários reivindicando reformas políticas. Todos envolvendo um número considerável de mortes e atentados. Um avião malásio foi derrubado por um míssil atribuído aos separatistas ucranianos: 298 passageiros morreram. Militantes da organização terrorista Estado Islâmico provocam horror internacional ao postarem em vídeos a decapitação de dezenas de prisioneiros estrangeiros.
O grupo extremista islâmico Boko Haram realizou uma série de ataques contra cristãos e provocou expectativas ao sequestrar 200 jovens em uma escola nigeriana.
No México, 43 estudantes foram sequestrados e assassinados por um grupo politico; nos Estados Unidos, a mortes de dois negros por policiais brancos revive o fantasma da segregação racial: várias manifestações políticas aconteceram pelas ruas. 
No Brasil, as badernas provocadas pelo grupo denominado black blocs culminou com a morte do cinegrafista Santiago Andrade, causando uma enorme comoção nacional. Os manifestantes surgidos após as passeatas em junho do ano passado ganharam repúdio da população, que passou a exigir das autoridades severas punições.

COMENTÁRIO
Talvez essa previsão seja a mais evidente de todas, mas os acontecimentos que serão deflagrados após esses episódios poderão ser muito importantes. Logum-Edé personifica a transparência, a revelação, eclosão. Repare que em todas as manifestações a violência tornou-se explícita: com a contribuição das mídias sociais pode-se assistir a morte e a dor dos reféns. É a transparência a toda prova.


VIOLÊNCIA SEXUAL
"O autoritarismo causará sérios problemas nas relações – inclusive as conjugais. A mulher ainda sofrerá com a violência doméstica".

COMENTÁRIO
Uma pesquisa inédita da Organização Mundial de Saúde (OMS), comprovou que 7,2% das mulheres do mundo já sofreu agressão fora e dentro dos seus relacionamentos. Descobriu-se que uma em cada 14 mulheres já foi agredida sexualmente por alguém que não era seu companheiro. No Brasil esse número não chega a tanto, mas a mulher ainda é vítima de estupros, descriminação e assédio. Na Índia uma jovem foi morta estuprada por seis homens; e no Afeganistão, foi aprovada uma lei em fevereiro pelo Parlamento que protege os agressores de mulheres.


POLÍTICA BRASILEIRA

"A corrupção (...) a contravenção e os crimes políticos continuarão em 2014, mas serão duramente julgados pelo povo". (...). "[A] mania [que o brasileiro tem de] querer enxergar a realidade através de lentes cor-de-rosa (...) conduzirá [a] uma realidade impossível de ser desfeita, [será mais uma maneira de empurrar]os problemas para serem vistos mais tarde".

COMENTÁRIO
O escândalo da Petrobras abalou as estruturas políticas do atual governo e vários grupos oposicionistas levantaram a hipótese de impeachment da presidente eleita pelos votos de um país dividido. O país ficou perplexo ao assistir autoridades desmentir uns aos outros, enquanto bilhões de reais são desviados da maior empresa pública do país sem que ninguém responda criminalmente pelos seus crimes.                              

AIDS E HIV
"As doenças sexuais voltarão a assustar, principalmente entre a população jovem. Apesar dos avanços da medicina haverá crescimento [da doença] (...) entre os homossexuais".

COMENTÁRIO
Um levantamento realizado pela Unaids (ONU) revelou que a AIDS voltou a crescer entre os gays. Entre os jovens, a desinformação e a falta de prevenção aumentou o número de casos. É o fantasma da epidemia dos anos 80 retornando...

CONVERSATION

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário!