9 de dezembro de 2013

Os Orixás que vão reger 2014

Oxossi será o principal regente do ano de 2014. Também conhecido por Odé, ele é responsável pela atividade da caça. Seu nome significa "o caçador de si mesmo". Porém, outros dois Orixás terão uma participação muito importante: Xangô e Logum Edé. Mas dessas duas influências falarei mais adiante. Antes farei uma apresentação sobre o poderoso “caçador” que inspirará 2014.

OXOWUSSI - O CAÇADOR DE UMA FLECHA SÓ

Filho de Oxalá e Iemanjá, Oxossi é irmão e amigo do temperamental Ogum. Conta-se que ambos têm em comum a determinação e a habilidade para o combate, sendo que Ogum para a ação; e o outro, para o estrategismo.

Para entender a força desse poderoso Orixá é preciso conhecer uma de suas principais lendas na qual lhe dado o nome. Conta-se que todos os anos, após as colheitas, o rei de Ijexá costumava saudar a abundância dos alimentos oferecendo a população uma grande festa. Nela participavam nobres, súditos e não havia distinção entre as classes. Mas naquele ano aconteceu um equívoco: todos haviam sido convidados - menos as feiticeiras Yami Oxorongás. Furiosas com a desconsideração do rei, as bruxas enviaram à grande festa um pássaro gigante com a missão de destruir a cidade. Apavorado ao ver o pássaro pousado no teto do palácio, o rei mandou chamar os seus melhores caçadores. O primeiro que surgiu apresentou vinte flechas que desperdiçou sem atingir o grande pássaro. Aborrecido, o rei mando-o embora. Um segundo caçador apresentou-se com quarenta flechas: o fato repetiu-se para o desespero do soberano, que mandou imediatamente prendê-lo.

Bem próximo dali vivia um belo jovem que costumava caçar à noite, antes do sol nascer. Era conhecido por utilizar apenas uma flecha considerada mágica. O rei mandou chamá-lo. Sabendo da punição imposta aos outros dois caçadores, o jovem prometeu esmerar-se na pontaria. Assim, atirou a sua única flecha, acertando mortalmente o monstro. O povo admirado passou a gritar: “Oxowussi! Oxowussi!” ("Salve o guardião do nosso povo!", em iorubá). O rei, agradecido pelo feito, deu ao jovem caçador metade de sua riqueza e a cidade de Ketu, onde Oxowussi - Oxossi como passou a ser chamado - governou até sua morte, tornando-se depois um poderoso orixá, deus da caça e das colheitas.




Por ser conhecido como um caçador munido de apenas uma flecha, os filhos de Oxossi são individualistas, observadores, exibicionistas e muito espertos. Vaidosos, necessitam do reconhecimento público para exercitarem suas qualidades profissionais. Oxossi é um orixá inquieto acostumado com a liberdade de movimento e da expressão. Apesar de pertencer ao elemento Terra, ele pode ser sentido no dança das folhas das árvores embaladas pelo elemento Ar. O ARCO de Oxossi significa a tensão de onde brotam os desejos ligados ao inconsciente. A sua FLECHA é o símbolo da ultrapassagem das condições normais. Nas antigas tradições europeias, a palavra flecha, sagitta - ou sagire - significava "perceber as coisas rapidamente". A FLECHA de Oxossi teria, portanto, o mesmo sentido de "insight”, termo que os psicólogos atribuem à compreensão intuitiva das coisas. Por isso a vibração de Oxossi é inspiradora para os artistas, atores, teatrólogos, escritores, publicitários, arquitetos, chefes de cozinha, cientistas e atletas - esses últimos estimulados pelo esforço físico e pela concentração. Por isso eu, Pryom, afirmo convicto que sua vibração será muito bem-vinda em 2014. No Candomblé a cor de Oxossi é o azul-claro - como a cor do céu no início da manhã. A Umbanda, entretanto, sua cor é o verde, atribuído às matas, bosques e as florestas.

LOGUM EDÉ E XANGÔ
Como eu havia adiantado no início do primeiro parágrafo, o ano de 2014 terá também a condução de outros dois Orixás: Logum Edé e Xangô. E o que isso significa? Bem, a explicação esotérica é muito simples: o Elemento de Oxossi é a Terra, dura e estável; Logum Edé possui a natureza aquosa, penetrante e instável. A vibração muito próxima desses dois Orixás permanecerá durante um bom tempo em 2014, e a terra, encharcada, úmida, será própria para o período da "plantio" e “colheita”.


Logum Edé é uma entidade bissexuada. Ele é filho de Oxossi com Oxum. Segundo as tradições, durante seis meses do ano Logum Edé é um viril caçador - como o seu pai, vivendo em terra firme; nos outros seis meses é uma insinuante mulher vivendo sob as águas dos rios e alimentando-se de peixe. A sua vibração poderá ser sentida na forma como a sociedade se adaptará aos novos conceitos sobre o comportamento sexual e sobre as relações de afeto que alguns grupos procuram demonstrar. 

Por outro lado, surgirá o Orixá Xangô representando o Elemento Fogo. Durante os doze meses de 2014 Xangô provocará o aquecimento da Terra provocando discussões acaloradas. Como a terra estará úmida, haverá a evaporação das idéias. Com isso, todos os planos que possuem interesses pessoais ou descomprometidos com a verdade estarão sob o julgo popular. Xangô será implacável e não perdoará ninguém. Por isso, a única flecha de Oxossi deverá ser usada com muito cuidado: um erro estratégico poderá ser fatal em qualquer campo de atuação - seja no amor, nos esportes ou nos negócios. Um acerto renderá a perpetuação de um sonho.

Abaixo eu faço as previsões. Devo lembrar que cada um trabalha de acordo com suas convicções e ensinamentos que obteve durante a Caminhada Espiritual. Podem haver discordâncias quanto ao resultado final, mas sinto-me bastante à vontade para escrever sobre esse assunto. Por isso, vejamos:
  • A exemplo do ano de 2013 haverá muitas discussões sobre os direitos sobre a cidadania – principalmente sobre as relações homo afetivas; haverá progresso no meio jurídico, discussões e muitas celebridades continuarão revelando publicamente a sua homossexualidade;
  • Grupos e facções radicais continuarão espalhando o antagonismo pelo mundo na tentativa de impor suas opiniões;
  • O autoritarismo causará sérios problemas nas relações – inclusive as conjugais. A mulher ainda sofrerá com a violência doméstica;
  • A imprudência e a impulsividade marcarão as atitudes da sociedade;
  • A corrupção, a violência, a contravenção e os crimes políticos continuarão em 2014, mas serão duramente julgados pelo povo;
  • Todos deverão encarar os problemas de frente, negociar, fazer acordos. Procure não mentir para si mesmo. Fuja da tendência de querer enxergar a realidade através de lentes cor-de-rosa. Essa mania provavelmente conduzirá ao desejo de escapar de uma realidade impossível de ser desfeita, empurrando os problemas para debaixo do tapete;
  • Tudo o que for feito às pressas, sem planejamento, terá 80% de probabilidade para terminar errado;
  • Os indecisos sofrerão muita pressão dentro de uma sociedade ainda mais competitiva, pois provocarão atrasos e consequências desastrosas nos negócios; apesar disso, novos talentos surgirão;
  • Novas profissões também serão criadas. Quem for criativo ganhará muito dinheiro;
  • As doenças sexuais transmissíveis voltarão a assustar, principalmente entre a população jovem. Apesar dos avanços da medicina haverá crescimento de infecções entre os homossexuais;
  • Crescerá o número de pessoas diagnosticadas com diabetes, obesidade e problemas renais.
SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR
Pryom PRYOM é Numerólogo e Médium Espiritualista. Formado em Publicidade, desde jovem é empenhado em compreender a alma humana. Ministra palestras sobre Numerologia e encontros sobre o autoconhecimento. Se quiser saber mais, clique aqui. Se gostou do blog assine para receber os próximos artigos.

4 comentários :

  1. adorei a explicação, FELIZ ANO NOVO!!!!! PARA VCS DESSE SITE. BEIJOSSSSS.WALTILENE GENTA-SÃO PAULO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Waltilene e continue visitando o blog. Ainda virá muita informação por aí. Que você tenha um Ano Novo recheado de Saúde, Prosperidade e Amor!

      Excluir
  2. Muito interessante! Vamos ficar de olho nos acontecimentos. Um forte abraço!
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Valéria. Gostaria que você retornasse ao blog e acompanhasse a minha próxima publicação sobre as previsões que fiz acima. Ao longo de 2014 eu mostrarei que a maioria delas terão 90% de acerto.
      Um grande abraço!

      Excluir