1 de dezembro de 2012

Os Orixás que vão reger 2013

 Oxalá será o principal regente do ano de 2013. Mas Iemanjá e Ogum terão uma participação muito importante. No texto abaixo, farei uma explanação sobre a riquíssima sabedoria esotérica dos deuses africanos.

OXALÁ
O nome Oxalá é a junção de duas palavras do idioma africano: òsa, suave; e alá, espécie de pano branco estendido. Na concepção simbólica da expressão, Oxalá representaria um imenso tecido branco, um manto que envolve e agasalha o Mundo. Segundo a cultura africana, Òsalá é o deus que separou o Mundo Material do Mundo Espiritual. Com o seu poder divino ele criou todos os seres vivos, gerou os outros orixás e envolve os atributos da fecundação. Para os Iorubás, ele possui as mesmas qualidades paternais de Zeus e Júpiter – deuses que pertencem aos panteões grego e romano, respectivamente. O deus Oxalá detém o mais alto poder espiritual a que os homens podem apelar, pois age em todas as esferas das atividades humanas por intermédio dos seus filhos - os outros Orixás.

Oxalá se veste de branco: dentro do espectro solar o branco é a energia que absorve todas as outras. O branco representa todas as possibilidades, a base de qualquer criação. 

Na África, todos os Orixás relacionados com a criação são designados pelo nome genérico de fun fun. Essa designação se deve ao fato de que a expressão africana significa a luz branca se configura como a cor da criação do mundo. A sua união de Luz com Iemanjá resultou o nascimento dos outros orixás, seus filhos.

Oxalá é austero, paciente e bondoso, que prefere convencer a impor sua vontade. É um líder absoluto que comanda sem erguer o tom da voz. Seu elemento é o Ar, por isso governa os ventos, modela as nuvens, possibilita a criatividade.

Para aqueles que desconhecem o Panteão Africano a vibração protetora de Oxalá é a fonte inspiradora dos artistas, cirurgiões, arquitetos e escritores. Considerado o deus da inteligência, vigilância e organização, à ele também são atribuídos o temperamento humanitário, contemporizador, estando sempre na torcida pelo sucesso alheio. Senhor de todos os começos e de todas as realizações, o seu poder de liderança poderá ser sentido em todos os projetos que requeiram criatividade e habilidade com a palavra em 2013. Todos terão, portanto, as melhores oportunidades para se lançar de cabeça no empreendedorismo.

IEMANJÁ E OGUM - INFLUÊNCIAS E INTERFERÊNCIAS EM 2013
Mas nem tudo serão flores. Todos, sem exceção deverão se preparar: Oxalá virá acompanhado em 2013 de outros dois Orixás. No segundo trimestre, Iemanjá e Ogum passarão a influenciar e interferir no destino das pessoas. A explicação esotérica é muito simples: o Elemento de Oxalá é o Ar, um elemento ativo e masculino; ao passo que a Terra e a Água (Ogum e Iemanjá, respectivamente) são elementos passivos e femininos. Enquanto estes dois últimos orixás são materializadores; o primeiro é o símbolo de espiritualização. Com isso o que poderia ser simples e objetivo, ganhará contornos mais expressivos e conflitantes em 2013. Nada será fácil. Se algumas correntes admitem o fim de um Ciclo é de bom alvitre reavaliar o que significa um novo começo.


Por isso vejamos as previsões:
  • As energias desses três orixás refletirão durante todo o ano em diversos setores da sociedade - dentre eles o econômico, o político e o social.
  • Os três orixás anunciam que as de crises de relacionamento renderão momentos de litígios, confrontando idéias, interesses e desejos.
  • Personificando a maternidade, Iemanjá influenciará os relacionamentos familiares. À ela são atribuídas as estruturas dos ambientes fechados, como a casa, as empresas e os núcleos sociais - como clubes esportivos, por exemplo.
  • Poderão acontecer separações, casamentos desfeitos ou relações amigáveis estremecidas. Será preciso muita paciência para manter a harmonia familiar.
  • Haverão viradas de mesa e muitas decisões poderão ser revistas, pois algumas delas poderão acarretar prejuízos financeiros.
  • Para os que sonham iniciar projetos ou empreender novos negócios, a sugestão é fazê-lo no primeiro trimestre de 2013, levando em consideração os cuidados com os investimentos ou com a falta de planejamentos.
  • Os mais fracos sucumbirão por não saber agir com rapidez. Apesar de parecer um ano tranqüilo algumas "ondas" poderão surgir repentinamente afogando os incautos.
  • Não custa nada ouvir os mais experientes: os mais velhos tem sempre razão.
  • Aqueles que possuem cargos de comando serão alvo de concorrência direta e/ou indireta - principalmente os que trabalham com o intelecto e a capacidade de observação. Os líderes poderão destituídos do poder, derrubados pela inveja ou divergências pessoais.
  • hipocrisia será o principal fator de desarmonia nas relações.
  • A alimentação deverá ser observada; todos deverão modificar os hábitos alimentares e buscar substituir ingredientes na culinária. Lembre-se que a primeira demonstração de criatividade que o homem teve foi diante dos caldeirões: eram neles que se preparavam os pratos mais saborosos.
  • A maioria das pessoas tenderá a predisposição para gripes e resfriados, assim como problemas respiratórios e pele ressecada.
  • Os ossos e as articulações trarão muitos problemas para o corpo. Procure fazer exercícios e tente evitar o sedentarismo.
  • Leia mais em As Previsões dos Orixás.

Sobre o Autor:
Pryom PRYOM é Filho fiel de Xangô, Sacerdote Místico-Espiritualista, Médium e adepto de uma religião chamada Honestidade. Se você gostou desse artigo, assine para receber gratuitamente notificações por e-mail.

22 comentários :

  1. Muito bom ! Mais um pouquinho p/ meu conhecimento! Mil bjs e obrigada!
    Beth

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez fico sem saber quem vai ser o verdadeiro orixá.... uns dizem determinado orixá, outros alegam serem mais de um.... enfim... não há consenso???????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua dúvida é pertinente. As minhas previsões são frutos de um trabalho minucioso. Tanto que procuro apresentá-las em detalhes. Repare que qualquer pessoa poderá ler e compreender os significados das energias elementares dos nossos Orixás. Discorrer sobre esse assunto requer sensibilidade, atenção e muita responsabilidade.
      As interpretações sobre quais os Orixás regerão nossas vidas dependerá de cada NAÇÃO. Em algumas delas haverá um consenso; noutras, não. Mas, é importante frisar, que todas possuem uma Verdade e procuram traduzir sobremaneira as tradições dos nossos ancestrais.

      Um Abraço Fraterno.

      Excluir
  3. gostei, bem objetiva a informação, obrigada Pryom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa agradecer, minha Irmã. É meu dever dividir esse trabalho espiritual com todos vocês.

      Excluir
  4. obrigada pelos esclarecimentos...gostei muito de saber que meus pais de cabeça regerao o ano de 2013 juntamente com Oxalá.Feliz 2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita Luz para você em 2013, Claudia! Continue visitando participando do blog.

      Excluir
  5. BEM PERTINENTE SUAS ORIENTAÇÕES COMO MINHA MÃE É IEMANJA. A MIM SUAS PREVISÕES NUMEROLOGICAS SÃO DE GRANDE VALIA. SAWABONA Á VC.OTIMO 2013 PARA NÓS.
    DE: JORGE. RS

    ResponderExcluir
  6. gostei mto de sua explicaçao,obrigada,pela informaçao,meu santo de cabeça e oxala,como quase n tenho entendimento sobre ixo ,fico feliz pela imformaçao.um feliz 2013 p vçs esperitismos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há motivos para agradecer, Maia Abelha. Eu apenas procuro detalhar as riquezas do Conhecimento dos ancestrais africanos e com isso provar que existe um imenso universo a ser explorado.

      Um 2013 cheio de Luz para você.

      Excluir
  7. será que para mim que sou filha de ogum com oxum,o ano 2013 será bom?

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. As cores de Ogum, segundo a Umbanda, é o vermelho, branco e verde. Já o Candomblé adota a cor Azul Marinho.

      Excluir
  9. Meu orixa de cabeca e oxalufa e s.gundo e yemanja .gostaria de saber previa deste ano

    ResponderExcluir
  10. gostaria muito de saber,como será o ano de 2013 p/mim que sou de oxum opará c/xangô.um beijo e um FELIZ ANO NOVO!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. VAI SER O ANO DA CORAGEM. CORAGEM DE VIVER, DE LUTAR, DE SER HUMANO SER HONESTO E TER COMPAIXAO. UM ANO DE OPORTUNIDADE DO SER HUMANO SER MAIS HUMANO.EU AMO VIVER ASSIM. QUE A LUZ DO AMOR ILUMINE TODO PLANETA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Assim Seja, Tete! Se mantivermos o pensamento positivo, o Mundo tenderá a ser melhor.

      NAMASTÊ!

      Excluir
  12. Nem sei o que dizer com tamanha alegria, pois estou passando problemas com duas irmas e seus casamentos e olha o que eu encontro respostas para melhor ajuda-la peço a todos que acreditam e temém por OXALA que rezem e orem pelas minhas irmas pois a tempestada esta forte...agradeço a OXAGUIAN E A TODOS OS MEUS SANTOS que intercedam por elas...muito obrigado por acalentar o meu coração... alesson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alesson, tenha certeza que daqui todos estarão mentalizando, rezando e orando por uma conclusão harmoniosa dessa tempestade. Continue mantendo a sua Fortaleza, pois nós detemos uma força especial que sustenta e ampara os mais fracos.
      Que os Deuses que regem o Universo te iluminem e guie!

      Excluir
  13. como posso saber quem é o meu pai de cabeça.

    ResponderExcluir
  14. onde espero por essa resposta.

    ResponderExcluir