Quem eram os Quakers?



Fundada por George Fox na Inglaterra do século XVII, a “Sociedade dos Amigos”, passou para a historia conhecida como os Quakers. Sabe-se que George Fox deu início às suas pregações em 1648. Era sapateiro, e por causa da criação desta seita, foi condenado à prisão. Morreu nos fins de 1691, quase cego e exilado.



Os Quakers não tiravam o chapéu, mesmo diante do rei e tratavam todos os cidadãos sem distinção de tratamento. Não possuíam sacramentos e consideravam que o Jesus, o Cristo estaria presente sempre que um grupo de amigos se reunisse em comunhão de ideias. As reuniões aconteciam em salas sem nenhuma decoração ou ornamentos ritualísticos e ali esperavam a vinda do Espírito Santo.



A aproximação da “inspiração divina” se dava através de uma convulsão, um tremor pelo corpo – daí o nome “QUAKERS” (aqueles que dão chiliques, em inglês). O possuído pelo espírito se levantava, se sacudia, balançava os braços, tomava a palavra e... todos escutavam-no em silêncio.

Os Quakers tiveram uma atuação notável na história na luta pela paz, pelo voto das mulheres e pela reforma da lei penal.



UMA CURIOSIDADE: a lembrança que temos dos Quakers ficou bastante conhecida no ocidente através da ilustração do famoso desenhista chamado Haddon Sundblom para a embalagem de cereais em flocos (imagem acima). Dizem que Haddon criou o sorridente senhorzinho de chapéu, baseado na confiança que as pessoas depositavam na conduta moral dos adeptos da “Sociedade dos Amigos” - que se vestiam daquela mesma forma.



Entretanto, jamais houve qualquer relação entre a entidade religiosa e a famosa marca de flocos de aveia. Na verdade, essa associação indevida da imagem seria a única coisa que aqueles religiosos detestaram!

CONVERSATION

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário!