16 de maio de 2012

Sara, a Negra


A magia ocupa um espaço significativo no universo rom e a maioria dos ciganos acredita em um só Deus. Sejam católicos, espíritas ou protestantes, nômades ou não, todos consultam suas avós, mães e tias para resolver seus problemas através da quiromancia e da cartomancia.

A ciganidade em si não é uma religião, é uma etnia e, portanto, não há como converter-se a ela. Cigano se nasce, é possível se aproximar-se para acompanhá-los, mas tornar-se um deles, jamais. A religiosidade faz parte de todos os hábitos desde o nascimento à morte. Santa Sara, a Cali é a santa dos ciganos e, segundo o mito, ela foi escrava egípcia de uma das três Marias (Madalena, Jacobé ou Salomé) e juntamente com José de Arimatéia, Trófimo e Lázaro, foi atirada pelos judeus em uma barca sem remos nem alimentos. Por milagre, todos chegaram salvos a uma praia próxima à foz do rio Petit Rhône, local hoje conhecido por Santas-Marias-do-Mar, em Camarga, na província de Languedoc, sul da França. E lá, que se encontram ciganos do mundo inteiro nos dias 24 e 25 de maio para visitar a cripta onde estariam depositados seus ossos. Os ciganos a cavalo levam a estátua da santa até o mar, seguidos de um grande cortejo.

No Brasil, para completar o sincretismo, a maioria deles é devota de Nossa Senhora Aparecida e participa da festa em sua homenagem no dia 12 de outubro em Aparecida do Norte, São Paulo. Santa Sara é a protetora dos desesperados e dos ofendidos. Outros santos também são venerados pelos ciganos: São Jorge, Santo Antônio, São Nicolau, Nossa Senhora das Graças e São Sebastião. Porém, que para os ciganos, acima de tudo está Deus, o Devel, do qual a natureza e a vida de todos dependem.


ORAÇÃO PODEROSA A SANTA SARAH KALI
Minha Santa Sarah Kali, padroeira do povo cigano.
Que o teu Manto Sagrado e Divino nos cubra de proteção
E que o teu seio sagrado de mãe nos acolha no teu sublime amor.
Que  por todas as estradas que teus filhos ciganos caminhem sintam o perfume das tuas flores e a tua singela presença amorosa.
Santa Sarah Kali permita que nós, o povo das estrelas, sejamos instrumentos da fé e do amor do Pai Criador.
Ajudai-nos a vencer as tentações da matéria;
Dai-nos forças para cumprir com os deveres da caridade;
Fortalece teus filhos com vossos fluidos
Para que possamos sempre semear o bem,
Dando conforto espiritual aos irmãos do caminho.
Permita Santa Sara Kali,
Que o Povo Cigano tenha forças para viver
E defender a verdade, a justiça e o amor
Amparai a todos os que se abrigam sob este pálio sagrado,
Espalhando, por todo o planeta Terra
Centelhas de luz, de amor e paz.
Auxiliai a evolução espiritual dos teus protegidos,
Que já sofreram com a discriminação e o desprezo,
Para que um dia retornando à Grande Pátria Celestial,
Nós, os filhos nômades da natureza,
Possamos fazer parte desta egrégora,
Como fiéis e humildes servidores da luz.
Abençoai-nos, oh, Santa Sara Kali,
E a esta grande família dos quatro cantos do mundo,
A toda humanidade e a tudo o que vive
E se manifesta dentro deste círculo,
Para que através da luz,
Conquistemos nossa libertação
Pela Honra, pela Dignidade e pelo Amor.
OPTCHÁ, OPTCHÁ SANTA SARAH KALI !ASSIM SEJA!


Perfil do Autor:
Pryom Meu nome é Pryom. Sou Numerólogo, Sacerdote Espiritualista, Filho fiel de Xangô e adepto de uma religião chamada Honestidade. Se quiser saber mais sobre mim clique aqui. Se gostou do blog assine agora para receber gratuitamente os próximos artigos.

3 comentários :

  1. Ala amei sua pagina...muito interessante eu sou mae de santo do camdomble e trabalho com ciganos e amo santa sara kali...porem ela no catolicismo e minha mae egunita...parabens👏👏👏😁🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelas palavras, Gabi. Fique à vontade para participar - seja com orientações ou críticas. Continue visitando a página. Estarei sempre irmanado com as Forças Espirituais.
      Um Grande Abraço

      Excluir