Experiências Fora do Corpo


Muitos já se viram existindo estranhamente fora do corpo, situação em que o indivíduo observa o mundo e a si próprio de um ponto de vista exterior. Eu mesmo experimentei - quando criança - diversas experiências "assombrosas" que mais tarde descobri serem comuns a maioria das pessoas.

Fatos corriqueiros - como sonhar com a queda e voo, ou ter a sensação de déjà-vú, ou seja, de achar que se conhece um local onde se nunca esteve - podem ser indícios de uma experiência fora do corpo - ou como é conhecida a sigla, EFCEsse fenômeno, conhecido também como projeção astral, desdobramento, viagem astral, projeção fora do corpo, experiência extracorpórea, etc, ocorre quando o corpo astral se desprende do corpo físico.



O corpo astral corresponde a uma réplica do corpo físico, feita de matéria menos densa. Conforme a corrente espiritualista, recebe os nomes de duplo, corpo etéreo, corpo ectoplasmático, corpo sutil e outros. Normalmente, coincide com o corpo físico. Mas em certas circunstâncias separa-se, permanecendo ligado a ele apenas por um fio elástico - o cordão de prata de que fala o Eclesiastes, capítulo 12: "Lembra-te de teu Criador nos dias de tua mocidade, antes que venha o tempo da aflição (...) Antes que se rompa o cordão de prata (...)". Os espiritualistas interpretam essa passagem bíblica como uma descrição da morte enquanto rompimento do cordão de prata, da conexão entre os dois corpos.

Durante o sono e, também sob o efeito de anestésicos, em estados de transe, hipnose, desmaio ou debilidade, o corpo astral pode deixar de coincidir com o físico, permanecendo longas distâncias. Isso ocorre de forma espontânea e involuntária e, muitas vezes, sem que a pessoa tenha consciência do fato. Assim, passeando com seu corpo astral, ela conhece diversos locais e vive diferentes situações sem reter a lembrança de nada.



UM PASSO EM FALSO

Porém, se a consciência despertar por uma fração de segundo, algum registro da viagem ficará na memória. Isso explica certas situações, como a de uma pessoa em estado de consciência plena que vista um lugar "desconhecido" e experimenta a sensação de já tê-lo visto. O estudioso Sylvan J. Muldoon, no livro Projeção do corpo astral, afirma que durante o sono o corpo astral vivencia os sonhos. Mas isso nem sempre ocorre: o o corpo astral reage a alguns sonhos, permanecendo em coincidência com o corpo físico, sem ação. Sonhos de queda e de voo são sinais típicos de que houve desdobramentos. Nos primeiros, a sensação de mergulhar ou escorregar acontece no momento em que o duplo volta ao corpo físico, causando neste uma espécie de choque.

Em algumas circunstâncias, como a ocorrência de pancadas ou choques, o corpo astral pode ser projetado para o exterior. A separação, nesses casos, é instantânea e sentida apenas como um vácuo no estômago - o que ocorre, por exemplo, quando um automóvel para abruptamente, lançando os passageiros para a frente. A sensação deve-se a um rápido deslocamento do corpo astral. O corpo astral paira sobre o corpo físico no início de uma EFC, abaixo, à direta. O fio que os liga - o Cordão de Prata - torna possível retorno ao estado normal. 



Muldoon relata uma vivência de EFC causada por um passo em falso: "Uma noite, (...) eu descia a escada de minha casa. Tinha dormido e ainda estava sonolento. (...) Não sei por que, quando desci o último degrau, tentei descer mais um - como muitas pessoas fazem - e o impulso abalou-me muito.
Tive uma forte sensação de súbita perda de fôlego e, antes que meu corpo físico caísse no chão, fui projetado fora dele, e fiquei perfeitamente consciente. (...) Vi o corpo físico cair no chão e senti a queda, enquanto me achava de pé, a alguns passos".

Esse estudo sobre as experiências fora do corpo é tão instigante, que eu continuarei abordando sobre ele nos artigos futuros. Certamente, eu não fui o único a experimentar essa estranha sensação.

E você? Já teve alguma experiência semelhante?


Priom
SOBRE O AUTOR
Meu nome é Priom e há onze anos criei esse blog para ser uma via de Transformação e Crescimento Espiritual. Se quiser saber mais clique aqui.

CONVERSATION

5 Comentários:

  1. interessantíssimo

    ResponderExcluir
  2. já senti essa sensação em algum momento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria muito interessante se você descrevesse e dividisse essa experiência conosco. Que tal?

      Excluir
  3. Muito interessante esse tema. Tive algumas experiências fora do corpo, tenho elas relatada no blog www.multidimensao.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Fábio. Acabei de visitar o seu blog. Muito bom!

      Excluir

Obrigado por deixar seu comentário!